Qual seria a velocidade da luz?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Cornu obteve, em 1876, um valor de velocidade da luz corrigido para 299.950 km/s, no vácuo. Foi em 1983 que os órgãos científicos internacionais decidiram que a velocidade da luz, após sua medição utilizando lasers, seria uma constante universal com valor bem determinado e exatamente igual a 299.792.458 m/s.

A luz viaja a uma velocidade constante de 1.079.252.848,8 (1.07 bilhões) quilômetros por hora, no vácuo. Isso equivale a 299.792.458 m/s, ou cerca de 670.616.629 mph (milhas por hora).

É possível viajar mais rápido que a velocidade da luz? Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água.

A velocidade do escuro? A resposta simples é que é só a velocidade da luz.

"Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente."

Antes mesmo de chegarem aos 300 000 quilômetros por segundo, todos os objetos i que encontrarem no espaço parecerão diminuídos em seu comprimento. O tempo dentro da nave espacial andará cada vez mais devagar, fazendo com que os velocinautas envelheçam menos que seus parentes na Terra.

- Infinito : Movimento em que qualquer distância pode ser cruzada instantaneamente com tempo de viagem absolutamente 0, semelhante ao pseudo teletransporte apenas por pura velocidade. Na escala, isso basicamente significa velocidade cujo valor é infinitamente mais rápido que a luz.

Na matemática mais simples, a luz se move no vácuo a 300.000 quilômetros por segundo e nosso planeta orbita o Sol a uma distância de 150 milhões de km, aproximadamente.

Einstein descobriu uma única constante, uma certa velocidade, que poderia nos dizer quanto espaço era equivalente a quanto tempo e vice-versa. Usando a Relatividade Especial e as equações de Maxwell, Einstein descobriu que essa taxa de conversão é exatamente a velocidade da luz.

299.792.458 metros por segundo

A teoria de que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo significa, basicamente, que nada pode ultrapassar os 299.792.458 metros por segundo ou arredondando, 300 mil km por segundo.

Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Próxima Centauri, a estrela mais perto da Terra, está a 4,3 anos-luz de distância, ou seja, mais de 40 trilhões de quilômetros.

44,72 km/h

Segundo dados coletados por equipamentos específicos de ciência esportiva, a maior velocidade atingida por Bolt acontece a partir dos 60 metros de prova, quando o velocista correu por incríveis 44,72 km/h.

Até onde se sabe, a maior velocidade existente no universo é a da luz. De acordo com a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, não há meios de ultrapassar esse limite, mas a física teórica tenta encontrar algumas brechas nessa lei tão arbitrária.

A sonda solar Parker, que pertence a NASA, conseguiu mais um grande feito, que mostra como o avanço tecnológico está. A espaçonave chegou a incrível velocidade de 393 mil km/h, tomando o posto de objeto mais rápido já criado pelo homem.

Na prática, quando sentimos frio é porque o corpo está "perdendo" calor para o ambiente. O agasalho funciona como um isolante térmico, uma barreira para evitar a perda de calor e para que o corpo mantenha a temperatura de 36 graus.