Qual seria a explicação para as galáxias estarem se afastando umas das outras?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Por que as galáxias estão se afastando? No caso das galáxias da Via Láctea e Andrômeda (e todas as galáxias nesse sentido), há uma força entre elas: a gravidade. … Quanto mais longe, mais rápido as galáxias se afastam de nós. Mas isso é apenas a expansão geral do universo.

Edwin Hubble (1889-1953) foi um importante astrônomo estadunidense e o responsável pela determinação das condições de afastamento das galáxias e consequente expansão do universo. A chamada lei de Hubble, determinada em 1923, mostra a velocidade de afastamento entre as galáxias que compõem o universo.

Tem como sair da nossa galáxia? Estudar estrutura da Via Láctea apresenta um problema bem óbvio: não dá para sair dela e tirar uma foto de fora para dentro. … Outra razão é a imensidão da Via Láctea – a luz das estrelas do outro lado da galáxia leva mais de 50 mil anos para chegar à Terra.

O par galáctico NGC 4567 e NGC 4568, também conhecido como as galáxias Butterfly, começaram a colidir à medida que a gravidade os aproxima. Em 500 milhões de anos, os dois sistemas cósmicos completarão sua fusão para formar uma única galáxia elíptica.

Galáxias são sistemas formados por estrelas, gás e grãos sólidos, que se mantêm unidos pela força da gravidade, e apresentam formas variadas.

Quando uma estrela ou galáxia se afasta da terra, nota-se que a frequência captada da luz se desvia para o vermelho. … Isso significa dizer que essas estrelas estão se afastando da terra, ou seja, que o universo está em expansão (como se suas partes fossem componentes de algo que explodiu).

Em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, ela estará aqui pertinho e colidirá com a Via Láctea. A fusão final terminará em apenas uma única galáxia bem diferente das duas que existem hoje. No entanto, as colisões entre galáxias raramente resultam em estrelas se colidindo porque elas estão muito distantes umas das outras.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

A descoberta das galáxias como sistemas exteriores a Via Lactea aconteceu no ano 1923, como conseqüência das pesquisas realizadas por Eddwin Hubble com o telescópio de 2.5 de Mount Wilson, Califórnia, Estados Unidos.

Primeiramente, quando duas galáxias se colidem, os formatos das galáxias irão se alterar completamente. A maior galáxia irá absorver por completo a galáxia menor, incorporando as suas estrelas e os seus planetas.

Uma hipótese em comum levantada pelos pesquisadores é que as galáxias surgiram após uma grande explosão que deu origem ao Universo, o chamado Big Bang. Assim, após esse evento, o acúmulo de materiais celestes, como poeiras e gases cósmicos, inciaram um processo de agrupamento, a partir da ação da gravidade.

Daqui a cerca de quatro bilhões de anos a nossa galáxia, Via Láctea, entrará em um processo de fusão com a Galáxia de Andrômeda, que atualmente está a 2.5 milhões de anos-luz de distância.

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.