Qual seria a consequência de uma divisão celular descontrolada?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo. Geralmente, têm capacidade para formar novos vasos sanguíneos que as nutrirão e manterão as atividades de crescimento descontrolado. O acúmulo dessas células desordenadas dá origem aos tumores malignos.

Quando os erros na divisão celular ocorrem nas células reprodutivas, podem levar ao abortos e ao desenvolvimento de defeitos congénitos, como o Síndrome de Down, acrescentou o especialista, um dos oito membros da equipa de investigação.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

O Câncer é causado por problemas nas mitoses, onde a fase G2 (interfase) permite a duplicação de uma célula inválida, isso gera um tumor que pode virar um câncer.

Durante a meiose podem ocorrer erros no processo de divisão, havendo casos em que os cromossomos homólogos não se separam de forma adequada, caracterizando o fenômeno da não disjunção. Como resultado, algumas células oriundas desse erro terão cromossomos a mais e outras terão cromossomos a menos do que o esperado.

A mitose e a meiose são dois tipos diferentes de divisão celular. No primeiro caso, o processo gera duas células-filhas idênticas geneticamente. Elas se desenvolvem a partir de uma célula-mãe. Na meiose, a divisão celular envolve fissão do núcleo, o que gera quatro células.

Células são as unidades estruturais e funcionais que constituem todos os seres vivos. Os únicos seres vivos que não possuem células são os vírus. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos.

O câncer pode causar dor, perda ponderal, fadiga ou obstrução dos órgãos viscerais. O óbito, geralmente, ocorre como resultado de inanição e falência de órgãos. A maioria das mortes por câncer decorre de metástases, em vez de câncer primário.

O primeiro caso registrado de câncer foi no antigo Egito. Foi encontrado no Papiro de Edwin Smith terceiro, o mais antigo documento cirúrgico conhecido do mundo, datado de cerca de 1600 Antes de Cristo.

A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Na mitose, uma célula divide-se dando origem a duas células filhas com a mesma quantidade de cromossomos da célula que as originou.

Quando o erro ocorre na Meiose I, os gametas apresentam um representante de ambos os membros do par de cromossomos ou não possuem todo um cromossomo. Quando o erro ocorre na Meiose II, os gametas anormais contém duas cópias de um cromossomo parental ( e nehuma cópia do outro) ou não possuem um cromossomo.

A alteração no número de cromossomos em uma célula durante a mitose pode ocorrer por vários mecanismos, como falhas nos pontos de checagem, falha na citocinese, ou na produção do fuso mitótico e replicação excessiva.

Podem ser classificadas em alguns tipos:

  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de outro cromossomo.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

As células cancerosas também podem invadir outros tecidos, algo que as células normais não fazem. O crescimento fora de controle e a invasão de outros tecidos é o que torna uma célula em cancerosa. O corpo humano é formado por trilhões de células que se multiplicam por meio de um processo chamado divisão celular.

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.

Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo.