Qual será o destino final do universo?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 6 votos

Bilhões de anos passarão e com o aumento da distância entre as estrelas, o universo vai ficando cada vez mais frio. Podemos dizer que o universo e todas as suas transformações, seus grandes eventos, seus espetáculos luminosos, estão se cansando e em algum momento, a energia do universo vai se extinguir.

Ao infinito e além
"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano. Então seria infinito?

Nem mesmo será fisicamente possível para a luz viajar tão longe”. Os pesquisadores continuam estudando mais sobre o estado do universo. Em julho, um grupo separado de especialistas sugeriu que o universo poderia ser até 1,2 bilhão de anos mais jovem do que os 13,8 bilhões de anos conhecidos pela ciência.

De acordo com estudo publicado no Future Business Tech, o mundo em 2050 verá o surgimento de cidades inteligentes e hiperconectadas, robôs com características cada vez mais próximas dos humanos, aplicação de interfaces e chips no corpo humano, óculos de realidade virtual substituindo os celulares, além da chegada do ...

Outros cientistas argumentam, inversamente, que o universo é assustadoramente biofílico, ou seja, que as leis da natureza parecem ser orientadas para a vida. Alguns até sugerem que essa é a finalidade do universo – gerar organismos biológicos (a hipótese do biocosmo).

Segundo os pesquisadores, a aceleração do universo pode acabar rapidamente nos próximos 65 milhões de anos. Então, dentro de 100 milhões de anos, ele poderia parar de se expandir completamente, e começar a entrar em uma era de contração lenta até desaparecer — ou, talvez, renascer.

Com 380 mil anos de idade o universo esfriou o suficiente, uns 4 mil graus, para permitir que prótons, nêutrons e elétrons se aglutinassem em átomos neutros, numa época chamada de Era da Recombinação.

Nas duas últimas décadas, tem sido amplamente aceito que o universo está se expandindo em ritmo acelerado, impulsionado por uma força invisível conhecida como energia escura. Cientistas propõem, em 2018, um modelo com energia escura e nosso Universo flutua em uma bolha expansiva em uma dimensão extra.

Ora, se hoje o Universo se expande, é por que em algum momento ele deve ter tido densidade infinita e volume desprezível. A crença de que ele é infinito deve ter surgido de seu tamanho atual: 1 setilhão de Km e aproximadamente 15 bilhões de anos de existência.

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

O Omniverse é uma plataforma de criação de mundos digitais e simulação física precisa em tempo real. Uma espécie de metaverso voltado para o desenvolvimento de ambientes 3D. Ele será totalmente integrado com quase todos softwares de Design e Modelagem 3D.

A velocidade de recessão deixaria de existir se o Universo parasse de expandir. Cabe dizer ainda que as galáxias possuem também uma velocidade aleatória no espaço, usualmente chamada de velocidade peculiar.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Quantas galáxias conhecemos de acordo com o Telescópio Hubble. De acordo com a Agência Canadense, astrônomos que estudaram as imagens feitas pelo Hubble estimam que existam mais de 1 trilhão de galáxias no universo observável.

No ano de 2100, a humanidade terá alcançado um marco importante na exploração espacial. Serão estabelecidas colônias humanas permanentes em Marte e na Lua, impulsionadas pelo avanço da tecnologia espacial e da capacidade de sustentabilidade em ambientes hostis. 2.

Aquecimento global vai acabar com metade das geleiras da Terra até 2100, alerta estudo. Metade das geleiras da Terra estão condenadas a desaparecer até o fim do século devido às mudanças climáticas, aponta um estudo divulgado nesta quinta-feira (5).

A industria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário. Os assaltos por um bidão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética.

A partir deste entendimento, eles sugerem que o propósito da Terra enquanto organismo vivo é criar as condições propícias para o desenvolvimento da vida. Assim sendo, o propósito humano, enquanto parte da teia da vida, é participar apropriadamente da comunidade de vida do planeta para que essa meta se realize.

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.