Qual ser vivo tem mais neurônios?

Perguntado por: ebaptista . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

De acordo com o grupo, enquanto nós temos, em média, 16 bilhões de neurônios na parte frontal do cérebro, os elefantes têm apenas 5,6 bilhões.

Golfinhos: a inteligência na água
Entre todos os animais conhecidos, o golfinho é considerado o mais inteligente. Como esse mamífero possui um cérebro grande e evoluído, ele é capaz de se comunicar com outros da sua espécie. Inclusive, é uma comunicação muito semelhante à humana.

A inteligência dos cachorros é tão alta que eles podem compreender até 250 palavras e também alguns numerais. Pesquisas indicam que os cães apresentam uma inteligência igual à de uma criança de 2 anos de idade.

Nos cetáceos, chega a 2,7.

1. Água-viva. As águas-vivas, longe de ser possível testar sua inteligência, são consideradas um dos animais menos inteligentes que existem porque não possuem cérebro ou sistema nervoso central. São espécies que não tiveram que evoluir desde que começaram a se mover pelos mares.

Quanto maiores forem seus neurônios, mais inteligente você é, de acordo com um estudo feito por cientistas holandeses.

golfinhos

Cientistas dizem que são os golfinhos os animais com a memória mais longa, exceto os humanos. Pesquisadores nos Estados Unidos dizem que mesmo depois de 20 anos de separação, golfinhos puderem se lembrar dos assobios de antigos companheiros.

A ideia de que usarmos 100% do cérebro nos tornaria pessoas mais inteligentes, bem-sucedidas e criativas é sedutora. Mas a verdade é que utilizamos os 100% da capacidade cerebral e a informação de que utilizamos apenas 10% é errada. Todas as funções do nosso organismo obedecem aos comandos cerebrais.

O intestino agrega a maior coleção de neurônios fora do cérebro. São eles os responsáveis pelas funções autônomas do sistema digestivo. Porém, não é qualquer neurônio que participa da conversação com os macrófagos.

Composta por 100 milhões de neurônios, a rede de células nervosas que revestem o trato digestivo é tão extensa que passou a ser chamada de “segundo cérebro”, embora, tecnicamente, seja conhecida como sistema nervoso entérico.

"Nada difere o sistema nervoso central de um cervídeo - que seriam os veados, entre outros - dos demais mamíferos. É exatamente a mesma estrutura", esclarece Ordones, em entrevista ao UOL.

Não irá ficar surpreso por saber que os primatas são dos animais mais inteligentes do mundo. Os grandes símios são um grupo composto por: gorilas, orangotangos, bonobos e chimpanzés.

Pois bem, está provado que, da mesma forma que os porcos são os animais mais espertos entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais inteligentes entre os invertebrados. Testes com labirintos e resolução de problemas provaram que esses octópodes possuem memórias de fatos recentes e remotos.

No entanto, vários estudos, liderados pelo psicólogo britânico Richard Lynn, relatam um QI médio de 87 para o Brasil, o que parece ser insuficiente para explicar seu desempenho econômico atual.

superior a 140 significa inteligência geniaj; b) Q.I. entre 120 e 140 representa inteligência muito superior; c) Q.I. entre 110 e 120 indica inteligência superior; d) Q.I. entre 90 e 110 exprime inteligência normal ou média; e) Q.I. entre 80 a 90 manifesta torpeza, raramente qualificada como debilidade mental; f) Q.I. ...

121 – 140: Inteligência muito acima da média. 110 – 120: Inteligência acima da média. 90 – 109: Inteligência normal (ou na média). 80 – 89: Apresenta dificuldade.

160

Einstein e Hawking tiveram QI estimado em 160. A Mensa, uma sociedade internacional aberta para pessoas de alto QI, confirmou a pontuação de Shah à NBC News e disse que ele está entre os 2% mais inteligentes da população e “tem grande potencial”.

Média alta: de 100 a 114 pontos. – Média baixa: de 85 a 99 pontos.

elefante

A fama pode ser do elefante, mas quem tem a melhor memória do reino animal é outro mamífero. Biólogos da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que os os golfinhos conseguem reconhecer o som específico do "assobio" escutado até 20 anos atrás.

Golfinhos
Eles são conhecidos por serem uma das espécies mais inteligentes do planeta. Eles são altamente capazes de aprendizagem e imitação.