Qual ser vivo se reproduz por esporulação?

Perguntado por: earagao . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Esporulação: No processo de reprodução por esporulação, são formadas células reprodutoras especializadas que são liberadas e germinam quando encontram um ambiente favorável. Essas células, denominadas de esporos, são capazes de gerar outro indivíduo. A produção de esporos é observada em fungos, algas e protozoários.

A esporulação é um tipo de reprodução assexuada realizada por diversas espécies de fungos, como o Rhizopus.

As esponjas, alguns cnidários, turbelários, equinodermos e anelídeos se reproduzem por fragmentação. Algumas estrelas do mar podem, inclusive, gerar uma nova estrela a partir de um único braço quebrado ou de um pedaço de seu disco central.

A reprodução assexuada no Reino Fungi acontece através de esporos que são as células haploides. Esse processo é chamado de esporulação e ocorre quando o fungo libera os esporos (quando estão em condições favoráveis) e essas germinam e formam um novo micélio. Esse, por sua vez, é a parte vegetativa do fungo.

– Esporulação (reprodução assexuada)
Quando há um ambiente não propício para a bactéria, ela desidrata e se torna esporo que é muito resistente. Quando esses esporos encontram ambientes propícios, eles se reidratam e se transformam em bactérias e aí voltam a fazer cissiparidade para formar novos microrganismos.

A esporulação pode ser observada em fungos, algas e em fetos. Produção de som pelos insetos friccionando uma parte do corpo com outra.

A esporulação, processo pelo qual alguns gêneros de bactérias formam esporos, ocorre quando estas bactérias estão face a situações críticas para sua sobrevivência, ou seja, as condições ambientais são adversas para o crescimento bacteriano.

Esporos Bacterianos
A esporulação é o processo pelo qual as bactérias produzem esporos quando estão em um ambiente desfavorável à sua sobrevivência. Na fase de esporo, a bactéria pode permanecer dormente por um longo tempo, até que as condições voltem a ser favoráveis.

Esporulação ou esporogênese.
É o processo pelo qual alguns gêneros de bactérias, como Bacillus e Clostridium, formam esporos quando estão em condições críticas para sua sobrevivência.

reprodução assexuada

Nos fungos, assim como nas algas e em vários outros organis- mos, ocorrem dois tipos de reprodução: a reprodução assexuada (envolvendo apenas a mitose) e a sexuada (resultado da plasmo- gamia, cariogamia e meiose).

A reprodução desses indivíduos ocorre por produção de esporos, o que gera uma alternância de geraçõessexuada e assexuada (uma geração se divide gerando os esporos e estes esporos podem formar indivíduos por conjugação, de forma sexuada ou por divisão/cissiparidade de forma assexuada).

Reprodução assexuada: o brotamento é o tipo mais comum de reprodução assexuada observada em cnidários. Nas hidras, por exemplo, verifica-se a formação de um broto que posteriormente se desprende do corpo da hidra-mãe e dá origem a um novo ser.

Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.

Os seres humanos se reproduzem de forma sexuada. Diferentes seres vivos se reproduzem de maneira sexuada, sendo um processo observado em organismos como algas, fungos, plantas e animais.

Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos eucariontes (com células nucleadas), existindo espécies unicelulares e pluricelulares, respectivamente: as leveduras e os cogumelos, cujas células são impregnadas externamente por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.

Os fungos fazem sexo
A reprodução acontece principalmente entre o outono e o inverno, normalmente de uma forma: os esporos encontram outros geneticamente compatíveis e fundem-se. É como se os fungos fizessem sexo.

Os fungos pluricelulares são constituídos pelos corpos de frutificação, que correspondem à parte visível do cogumelo, responsável pela reprodução do fungo e o micélio que são vários filamentos, em que cada um é denominado de hifa. As hifas podem ser cenocíticas, possuem um citoplasma plurinucleado.

Os representantes do reino Monera reproduzem-se de maneira assexuada por meio da divisão binária. Nesse processo, observa-se a duplicação do material genético do procarioto e a posterior divisão da célula em duas geneticamente iguais.

Os esporos de fungos podem ser assexuados e sexuados. Nas plantas, os esporos são produzidos nos esporângios desenvolvidos no interior dos soros.

As bactérias não apresentam nenhum tipo de reprodução sexuada, e sim recombinação genética que pode ocorrer por transformação, transdução ou conjugação.

São estruturas de reprodução desses micro-organismos. Os esporos de fungos diferem dos esporos bacterianos que são estruturas de resistência formadas por algumas bactérias sob condições de estresse.

Continuar lendo O que é esporulação?