Qual sentimento afeta o coração?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Entretanto, as experiências, quando geram muita emoção, afetam diretamente o coração. E as doenças cardíacas, por sua vez, também podem manifestar emoções, tais como medo, ansiedade e depressão, revelando que a interação entre coração e mente é recíproca.

“A tristeza profunda, em associação com outros males como o tabagismo, sedentarismo, obesidade e diabetes, podem favorecer o aparecimento de doenças como o infarto e insuficiência do músculo cardíaco”, afirma Dr.

Fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina que atrapalha o bom funcionamento do coração após um estresse extremo. Felizmente, os infartos causados são leves uma vez que as artérias não estão entupidas, facilitando a rápida recuperação.

Você já sentiu falta de ar ou dor no peito durante uma emoção muito profunda? Quando isso acontece, fica claro como mente e corpo estão conectados. Roberto Miranda, cardiologista integrante do Coletivo Pode Contar, explica que a conexão entre mente e corpo se dá principalmente pelo sistema nervoso autônomo.

Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções. O coração sofre quando estamos com ódio ou muito impacientes, podem até ter um infarto, em casos mais graves. Já o pulmão é bastante afetado quando estamos tristes ou com depressão. Nesses casos, a dificuldade de respirar é bastante comum.

Em situações de estresse repentino, a defesa do organismo faz com que hormônios como a adrenalina e a noradrenalina sejam liberados, causando redução do calibre dos vasos sanguíneos, espasmos das artéria coronárias, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O coração é o símbolo daquilo que não pode ser controlado nem pelo intelecto nem pela vontade - RedePsi - Psicologia.

Trata-se da síndrome do coração partido um problema cardíaco causado por uma emoção negativa muito forte, como o término de um casamento, a descoberta de uma traição, um acidente ou a perda de um ente querido.

Pessoas que passam por situações de irritação e se submetem a atividades físicas exageradas têm um risco dobrado de sofrerem um infarto na hora seguinte, de acordo com um estudo internacional publicado na revista "Circulation".

Alguns ataques cardíacos ocorrem de repente, mas muitas pessoas apresentam sinais e sintomas de alerta com horas, dias ou semanas antes do evento.

A ansiedade pode ainda ser a responsável pelo aparecimento de arritmias, entre elas a fibrilação atrial, ou seja, uma contração desordenada da musculatura atrial do coração que, em muitos casos, levam ao aumento dos batimentos cardíacos com sensação de mal-estar e tontura.

A ansiedade cardíaca
dores no peito; falta de ar; sensação de batimentos cardíacos acelerados; mal-estar geral e.

Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.

Mas afinal, o que é a tristeza na alma? A tristeza profunda costuma ser definida como uma dor na alma. Uma forma de mostrar o quanto aquilo é intenso e interno, como uma “coisa” que vem de dentro e que, nem sempre, tem uma justificativa clara.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Medo afeta os Rins. Choque afeta os Rins e o Coração. Ódio afeta o Coração. Desejo ardente afeta o Coração.