Qual sentido cortar peito de frango?

Perguntado por: lperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Na hora de cortar o peito de frango, por exemplo, procure seguir o sentido das fibras da carne. Isso fará com que a carne fique mais macia e suculenta durante todo o preparo! Ah, e é sempre bom lembrar que, ao realizar cortes, é aconselhável que a faca esteja bem afiada.

O frango é partido e separado em cortes nobres, que são o peito, as coxas e as sobrecoxas, e em partes não-nobres que são os pés, a cabeça, o pescoço, o sobre, as costelas e o costado.

Um peito de frango sem pele é o corte mais magro de frango. É mais baixo em calorias do que outros cortes de frango, enquanto ainda fornece uma opção rica em proteína.

O filezinho sassami corresponde a um pequeno filé, retirado da parte interna do peito do frango, próximo ao osso. Diferentemente das outras partes do peito do frango, que são um pouco mais secas, o sassami é mais suculento e saboroso. É como se fosse o filé mignon do frango, porque é muito macio.

Bem, o peito sem pele e a coxa sem pele realmente são opções melhores e mais magras de cortes de frango. Entretanto, não é preciso radicalizar. Até porque ao comparar a sobrecoxa com um pedaço de carne bovina, o teor de gordura pode ser igual ou até menor que alguns cortes de carne vermelha.

O sassami é um filézinho do peito de frango que serve para fazer grelhado, muito mais macio e suculento, não serve para fazer shnitzel, fritar ou churrasquear. Misturar tudo, colocar os filézinhos num “tupperware”, jogar o molho em cima e deixar marinar por 40 minutos; Grelhar numa frigideira ou chapa antiaderente.

Quanto mais velho, maior é a quantidade de colágeno na carne do frango. As maiores quantidades de colágeno são encontradas principalmente na cartilagem e nos ossos, especialmente no pescoço e nos pés de frango que são ricas nessa proteína.

A carne possui cerca de 30 gramas de proteínas em 100 gramas de peito de frango, e por conter pouca gordura em sua composição é indicado para as dietas alimentares. Podemos consumi-lo de diversas formas como cozido, assado, grelhado, e devemos evitar o seu consumo frito ou à milanesa", explica a profissional.

Qual é a parte do frango que tem mais gordura?

  • Sobrecoxa39,04 %
  • Asa36,17 %
  • Coxa21,56 %
  • Peito3,23 %

Um corte profundo no sentido horizontal no músculo do pescoço, através da parte da frente e ambas as laterais da garganta, imediatamente debaixo do osso do maxilar, é chamado um corte ventral de pescoço (CVP) e é um método fiável para assegurar o corte de ambas as artérias carótidas comuns e ambas as veias jugulares ...

Contudo, se você montar espetinhos de 120g, 1kg de frango poderá render apenas 8 unidades. Já para o produto com 80g, o mesmo quilo rende até 12 espetinhos, enquanto que o churrasquinho com apenas 60g produz até 16 unidades.

Coxa ou sobrecoxa (assada/frita/cozida) – 220 gramas/pessoa. Filé de frango (grelhado/assado) – 120 gramas/pessoa. Peito sem osso (em recheios) – 80 gramas/pessoa.

Já os mais gordurosos são:
Picanha. Acém. Alcatra. Cupim.

O frango contém pouca gordura e menos calorias do que outras carnes, como as carnes bovina e suína. Além disso, é uma excelente fonte de proteínas.

Mas, agora, quem está ganhando espaço nos supermercados é uma parte mais nobre do frango, chamada sassami – corresponde a um pequeno filé retirado da parte interna do peito, próximo do osso. "É como se fosse um filé mignon, porque é muito macio.

Por R$ 24,99.

O Filezinho Sassami Swift corresponde a um pequeno filé retirado da parte interna do peito de frango. É uma carne magra e com baixo teor de gordura, com tamanho padronizado.

Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura. Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa.

Há a possibilidade de aumentar também os riscos de problemas de coração. O indicado é que sejam consumidas no máximo 2g por dia deste tipo de gordura, encontradas principalmente na pele do frango e na gordura aparente das carnes vermelhas".

A pele do frango, por exemplo, deve ser evitada por ser uma grande fonte de gordura saturada, podendo elevar os níveis do colesterol ruim. Além disso, recomenda-se também evitar a asa e a coxa da asa devido aos níveis de gordura presentes nelas.