Qual seja sinônimo?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

1 qualquer coisa, seja o que for, tudo aquilo que, tudo quanto.

Significado de Ou seja
expressão Isto é; quer dizer que; expressão utilizada para explicar algo que já foi dito anteriormente ou para dar uma explicação adicional em relação ao assunto em questão: ela não sabia a matéria, ou seja, não estudou. Etimologia (origem de ou seja). Conj. ou + seja.

Que foi realizada: 3 realizada, pronta, efetuada, executada, exercida, efetivada, praticada, empreendida, cometida, desempenhada, prestada, consumada.

A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Sinônimos de “ou seja”
Ou melhor; Quer dizer; Em outras palavras; Isso significa.

Seja é a forma correta de escrita da palavra. A palavra seje está errada.

Significado de Assim seja
locução interjeição Amém; queira Deus; oxalá; tomara: assim seja, conforme as tuas palavras nos permitem fazer. Que assim seja. Indica aprovação absoluta: e se todas essas qualidades acabaram por fazer dela uma rainha, que assim seja.

Na gramática tradicional a expressão «seja... seja» é considerada uma conjunção coordenativa disjuntiva.

Na Língua Portuguesa, apenas a palavra “seja” é considerada correta. Isso porque, ela faz parte da conjugação dos modos subjuntivo (primeira e terceira pessoas do singular) e imperativo (terceira pessoa do singular) do verbo ser. A palavra seja no subjuntivo expressa incerteza, evidencia dúvida ou impõe uma condição.

Ocorre que SEJE não existe na língua portuguesa, é uma forma equivocada. O verbo “ser” conjugado na 1ª ou na 3ª pessoa do singular do tempo chamado “presente do subjuntivo” é SEJA – “que eu SEJA, que tu sejas, que ele SEJA, que nós sejamos, que vós sejais, que eles sejam”.

Isto é, ou seja, ou melhor… isso vem entre vírgulas? Quando essas expressões introduzem uma explicação, costuma-se isolá-las por vírgulas.

1 a não ser, à exceção de, afora, exceto, fora, menos, salvante, salvo, tirante.

A forma «ao qual», ou «à qual», é uma forma variável do pronome relativo, contraída com a preposição a, e pode usar-se só em situações em que se refira a uma palavra, ou antecedente. O exemplo que apresenta, embora seja comum na oralidade, não obedece a esta regra, pelo que «ao qual» está mal utilizado.

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

As expressões “ou seja” e “isto é” são locuções conjuntivas. Em outras palavras, são um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, têm o mesmo sentido e cumprem uma única função morfológica. Nesse caso, o emprego da vírgula é obrigatório, pois tratam-se de expressões explicativas e intercaladas.

1 além do mais, além de que, além do que, além disto, além de tudo, para mais, de mais a mais, aliás, ademais, demais, mais, também, e depois, depois, ainda, fora, outrossim, ora.