Qual são os três tipos de amor?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A língua grega detém as três principais acepções do Amor: Eros, Fília e Ágape. Comumente, relacionamos o primeiro ao amor sexual; o segundo à amizade e o último a um amor espiritual.

(Romanos 1.22-28). O amor Eros é um amor reacional, respeitoso, de acordo mútuo, onde o homem e a mulher se satisfazem plenamente e igualmente. Deus que criou o amor Eros para prazer e procriação da humanidade; Ele não iria criar nada que fosse vergonhoso, opressor ou injusto.

  • Amor fraternal - Storge.
  • Amizade - Philia.
  • Amor romântico - Eros.
  • Amor incondicional - Ágape.

No quarto Evangelho e nos escritos joaninos, o ágape é amor de respeito, amor delicado, amor de predileção, amor de intimidade, amor de misericórdia e amor de dom entre o Deus Pai e o Deus Filho, entre Jesus e seus discípulos e também entre Deus e o mundo, porque Deus é amor (SPICQ 1959:313-324).

Uma dessas passagens está em Primeira Coríntios, capítulo 13, do versículo 4 ao 7: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

De acordo com a psicóloga clínica Kristina Hallett disse ao site mindbodygreen.com, existem dois tipos principais de amor interpessoal: amor apaixonado (que é o que pensamos como amor romântico, envolvendo atração e desejo sexual) e apego (também conhecido como amor compassivo, que pode ser entre cuidadores e filhos).

O amor philia (amizade) é o sentimento de simpatia natural que temos por alguém ou por familiares. Trata-se de um amor que exige presença do outro, de modo que, nas relações, ambos crescem e se complementam. E o amor ágape? É o amor incondicional, que não espera nada do outro.

O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.

Phileo é o amor que exige correspondência, reciprocidade, é o amor que sustenta a relação interpessoal entre os homens e que os mantém em comunhão entre si.

O coração é, assim, fundamental à sobrevivência humana, e representa também o amor. Está no interior do corpo humano, mas tem uma representação massiva cá fora. De filmes a músicas e desenhos, sempre que se quer representar o amor, lá está o coração.

A pessoa que sofre de amor obsessivo age para satisfazer suas necessidades, sem se importar com o que o outro realmente sente e deseja. Quer estar ao lado da pessoa amada e ponto, mesmo que isso custe a liberdade do outro. Ou seja, o amor obsessivo também é egoísta.

Amor é um sentimento de carinho e demonstração de afeto que se desenvolve entre seres que possuem a capacidade de o demonstrar.

Por mais que nos esforcemos lançando nossas próprias teorias, o amor é um conceito extremamente profundo, com base em três pilares: intimidade, paixão e compromisso. Quase todo mundo experimenta um ou dois destes sentimentos, mas é difícil sentir os três durante uma relação.

Para termos breves, “eros” corresponde a “estou apaixonado” e “ágape” significa a “eu amo”. O primeiro “eros” pressupõe paixão e entusiasmo, e o segundo termo, “ágape” é sobre serenidade e profundidade.

Quem ama incondicionalmente não ama por interesse mas simplesmente ama, sem exigir nada em troca. Jesus nos ensinou a amar incondicionalmente, até nossos inimigos! O pecado nos torna inimigos de Deus. Não merecemos nada mas, mesmo assim, Deus nos ama e enviou Jesus para nos salvar.

Ágape foi um termo muito utilizado pelos escritores cristãos, e aparece bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape, o amor filial, o amor entre os cônjuges, e o amor de Deus para com todos os seres.

Salmo 12 - Para viver um amor repleto de compreensão
"Salva-nos, Senhor, porque faltam os homens bons; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens. Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.

A cruz é a prova mais vívida de que Deus se importa com você e está determinado a salvar sua vida.

Taj Mahal

Conhecido como a maior prova de amor do mundo, o Taj Mahal conta a história emocionante de uma paixão eterna. Por Diana Ferreira, autora de cursos na área de turismo cultural e Guias de monumentos.

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

Amor e paixão são sentimentos diferentes, mas que caminham juntos: um precisa do outro para uma relação existir e crescer. Uma pessoa dificilmente começa a amar alguém sem antes ter se apaixonado por ele, e uma relação não prospera se não existir amor.