Qual são os tipos de hérnia?
Conheça os 5 tipos de hérnia da parede abdominal
- Hérnia umbilical. As hérnias umbilicais costumam ser fruto de uma fraqueza congênita ou adquirida na região do umbigo. ...
- Hérnia epigástrica. ...
- Hérnia incisional. ...
- Hérnia inguinal. ...
- Hérnia femoral.
Quais os tipos de hérnia na barriga?
Os tipos mais comuns de hérnias que ocorrem na região são a Inguinal, Crural, Epigástrica, Umbilical e Incisional.
Tem hérnia que não precisa operar?
Apesar de a cirurgia ser o único tratamento eficaz para correção da hérnia inguinal, não são todos os pacientes que precisam ser submetidos a esse procedimento como primeira medida. Hoje é aceitável que hérnias pequenas e assintomáticas, que não oferecem risco imediato para o indivíduo, possam ser acompanhadas.
Quando a hérnia começa a doer é perigoso?
As hérnias da parede abdominal não “estouram”. As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.
Quando a hérnia é grave?
No caso da hérnia encarcerada ou estrangulada (estágio grave), os sintomas mais frequentes são: Dor intensa na região da hérnia; Inchaço na região inguinal; Endurecimento da protuberância com ou sem vermelhidão local.
Onde fica a hérnia no corpo humano?
A hérnia é uma elevação de algum órgão interno que pode aparecer em diferentes locais do corpo como umbigo, abdômen, coxa, virilha ou coluna.
Quando a hérnia é preocupante?
O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.
O que a hérnia pode causar?
A complicação mais grave, no entanto é o estrangulamento da hérnia , quando esse aumento súbito do conteúdo herniário causa uma interrupção do suprimento sanguíneo da alça intestinal herniária. Essa é uma emergência cirúrgica, visto que em poucas horas pode ocorrer necrose da alça e perfuração do intestino.
O que faz a hérnia doer?
Ela ocorre quando a parte de um órgão como intestino ou o tecido gorduroso invade um local indevido, o que pode causar dor.
Como a pessoa sabe que tem hérnia?
Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:
- Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
- Protuberância na região abdominal;
- Vermelhidão no local.
Onde fica localizada a hérnia na barriga?
Ocorre na linha média do abdômen, acima do umbigo, e são, geralmente, pequenas. Alguns pacientes desenvolvem mais de uma hérnia epigástrica por vez. Essas hérnias geralmente não causam sintomas além de dor na parte superior da barriga.
Como é a dor de hérnia na barriga?
Desconforto abdominal
A sensação pode ser contínua ou alternar momentos de desconfortos maiores ou menores, especialmente após algum tipo de esforço que leve a região abdominal a suportar um peso ou pressão maior. Assim, o desconforto abdominal pode ser um forte indicativo da presença de hérnia abdominal.
Qual o exame para saber se tem uma hérnia abdominal?
Uma hérnia da parede abdominal causa uma protrusão perceptível, mas pouco desconforto. O diagnóstico é feito por exame físico e, às vezes, ultrassonografia ou tomografia computadorizada.
É perigoso operar hérnia?
Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.
O que uma pessoa com hérnia não pode fazer?
“O ideal é sempre evitar movimentos que provoquem aumento da pressão intra-abdominal, como levantar peso, por exemplo. A dor deve ser um sinal de alerta ao praticar atividades físicas permitidas, como tênis e natação, em caso de sintomas é necessário parar a atividade imediatamente”, explica.
O que acontece se não tirar a hérnia?
Nesse caso, o trânsito das fezes e dos gases é bloqueado. Com isso, acabam se acumulando dentro do intestino. Este quadro, se ignorado, pode levar à perfuração do intestino, infecções, necrose de parte do órgão digestivo, estado de choque e até a morte.
O que é bom para sumir hérnia?
O tratamento para hérnia de parede abdominal é cirúrgico. No entanto, em alguns casos ela pode regredir sozinha, como quando são pequenas ou em bebês. O procedimento cirúrgico é o único tratamento efetivo. Assim, é indicado mesmo em casos sem a manifestação de sintomas, a fim de evitar complicações e problemas futuros.
Qual o tamanho da hérnia para operar?
A cirurgia é especialmente indicada nos quadros dolorosos, em hérnias em que a abertura possui mais de 1,5 cm de diâmetro e nos casos de encarceramento ou estrangulamento.
O que é bom para diminuir a hérnia?
Não existe nenhum remédio, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal. A única forma adequada nestes casos é a cirurgia.