Qual são os benefícios do mandacaru?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

Segundo Albuquerque et al (2002), as cascas do caule do mandacaru raspadas e maceradas em água, são usadas para tratar problemas nos rins e controlar o colesterol. E de acordo com Messias et al. (2010), o caule do mandacaru possui atividades antimicrobiana e vasodilatadora em roedores.

A polpa do fruto é comestível, inclusive as sementes, bem como os ramos novos, após retirada dos espinhos, principalmente para animais em época de seca, devido seu alto conteúdo de proteínas, com mais de 11%.

É também comestível para humanos. Após um processo que é iniciado pela retirada do espinho, o mandacaru serve como ração para os animais e é um dos poucos recursos disponíveis em períodos de longa estiagem.

Dentre as propriedades medicinais do cacto estão a sua ação estimulante e modulador cardíaco, anti-inflamatório e estimulante dos mecanismos medulares.

Qual a diferença entre o cacto e o mandacaru? De acordo com Henrique, “não há diferença entre cactos e o mandacaru, pois a planta é, na verdade, uma espécie de cactácea”. No Brasil, o mandacaru é muito comum em regiões da Caatinga e do Sertão, por isso ele é muitas vezes confundido com outros cactos e plantas.

Pitaia

Pitaia (pitaya em PE) é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina, sobretudo do género Hylocereus mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China .

Pitaia é o nome dado ao fruto de várias espécies de “cactos” epífitos, principalmente do Mandacarú nativo da Caatinga nordestina.

USO MEDICINAL
Pesquisas indicam que o fruto da palma é considerado antidiarreico, antidisentérico, antiasmático e béquico, diurético, cardiotônico, antiinflamatório da bexiga e da uretra, aliviando o ardor causado pela cistite e uretite.

Significado de mandacaru
Arbusto cactáceo, comum nas regiões de caatinga.

Usos: Frutifica de janeiro a março. Planta de belo aspecto ornamental, Frutos com casca lisa e avermelhada são muito atraentes. para comer é só cortar no meio retirar a polpa gelatinosa, refrescante e saborosa com ajuda de uma colher.

Em sua composição foram registrados 15,84% de água, 10,72% de proteína bruta, 1,04% de estrato etéreo, 45,52% de extrativos não nitrogenados, 16,22% de fibra bruta e 10,66% de resíduo mineral.

É uma planta nativa, porém é mais comum encontra-la com espinhos. Em prolongadas secas, o Mandacaru serve de alimento para os rebanhos, sendo necessário “queimar” os espinhos antes de fornecer aos animais.

ele é suave e levemente adocicada e ele tem uma textura gostosa de provar é ele é a coso e tem uma sementinhas bem crocante é uma delícia.

Características Morfológicas: Árvore que chega a medir entre 5 e 8 metros de altura, com copa em formato de candelabro. O tronco, cilíndrico, é acinzentado. Ramos verdes do tipo cladódio (modificação presente em plantas xerófitas para armazenamento de água e clorofila) ficam dispostos de forma irregular.

Além das espécies cactáceas mais convencionais, é possível preparar receitas deliciosas com xique-xique, facheiro, coroa de frade, palma e mandacaru, por exemplo.

Esta planta tem um histórico de uso na fitoterapia tradicional como tratamento para hemoptise (tosse com sangue nos pulmões) e edema (inchaço dos tecidos moles devido ao acúmulo de excesso de água).

O sabor da água de cacto é parecido com uma mistura de melancia com kiwi. Assim, ela pode ser misturada em um suco de fruta natural. O ideal é consumir uma colher de sopa do suco até três vezes ao dia.

Graças ao seu rico perfil antioxidante e eletrolítico, a pera espinhosa pode reduzir a inflamação. É por isso que beber água de cacto após o treino pode ajudar a regular o equilíbrio de fluidos em seu corpo, prevenir cãibras musculares, estabilizar o açúcar no sangue e acelerar a recuperação muscular.

O mandacaru é um tipo de fitoterápico, onde é capaz de tratar problemas renais. A parte interna do mandacaru pode ser usada para o tratamento de gastrites e manter a saúde do aparelho digestivo. A raiz também pode ser usada para o tratamento de cálculo renal.

Típico das caatingas áridas do Nordeste brasileiro tornou-se símbolo da seca e pode ser facilmente visto na paisagem do sertão. Essa arborescente pode ser classificada basicamente em duas grandes espécies: Cereus Peruvianus, nativa do Peru e do Brasil, e Cereus Jamacaru, encontrada apenas no Brasil.