Qual são os benefícios do jenipapo para saúde?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Na medicina caseira, o jenipapo apresenta diversos benefícios. De seu tronco, é possível fazer um chá indicado para tratar de úlceras e faringite. As folhas têm propriedades contra diarreia e sífilis. As frutas, por sua vez, podem ser usadas para tratar anemia, icterícia, asma e problemas do fígado e baço.

Como fazer suco jenipapo
Descasque as frutas, retire as sementes. Bata levemente no liquidificador com água e coe retirando o grosso. Torne a bater no liquidificador acrescentando os demais ingredientes.

É comum nos acostumarmos a comer a polpa das frutas e jogarmos todo o resto fora, Contudo, no caso do jenipapo, é possível usar a raiz, por exemplo, para preparar um chá que funciona como laxante. Já a casca, além de ser diurética, pode ser usada para combater úlceras.

Ajuda a combater problemas relacionados à anemia, por ser uma ótima fonte de ferro, icterícia e doenças do baço e do fígado. Além disso, é ótimo para amigdalite, diarreia, doenças venéreas, sífilis, úlcera e vômitos, além de ser muito indicado para melhorar a circulação sanguínea e problemas dos rins.

Com base nos resultados, conclui-se que o jenipapo é um fruto com baixas concentrações de lipídios, proteínas e ferro, porém, o mesmo apresenta-se biodisponível, tendo recuperado a hemoglobina de ratos anêmicos.

Benefícios do jenipapo: poder antioxidante
Como os antioxidantes combatem o excesso de radicais livres, eles também auxiliam na prevenção de doenças do coração e diabetes.

De origem da América Central e da Índia Ocidental, o jenipapeiro é um vegetal bastante recomendado para estimular o apetite e atua ainda como fortificante, além de auxiliar na digestão e sanar problemas do fígado, baço e combater a asma.

Através do seu suco, é possível tratar anemias e prevenir vômitos e enjoos muito comuns durante a gestação, já que as propriedades do fruto atuam diretamente no estômago. Ele também é rico em fibras e substâncias diuréticas, sendo ideal para tratar doenças intestinais como a prisão de ventre.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

É possível usar a raiz, por exemplo, para preparar um chá que funciona como laxante. Já a casca, além de ser diurética, pode ser usada para combater úlceras. Já as sementes também podem ser usadas no preparo do suco, que por sua vez também combate problemas no estômago.

Pode-se congelar. Os frutos são coletados semi-maduros ou maduros, de setembro a dezembro. Possuem coloração marrom e quando maduros a pele fina torna-se enrugada. Podem ser coletados no chão, mas devem ser selecionados os inteiros e sadios.

Passo a Passo. 1) Coloque o jenipapo e o leite no liquidificador e bata por 2 a 3 minutos. 2) Transfira para uma panela e, mexendo sempre, deixe ferver por 5 minutos em fogo baixo.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Bater o jenipapo num liquidificador até completar 250 ml. Pode acrescentar água caso fique muito espesso. Adoçar com açúcar mascavo e beber duas vezes ao dia.

R$ 1,50 o quilo, o dobro do ano anterior.

O ferro heme é de origem animal, o não heme é obtido das frutas e vegetais. As frutas mais ricas em ferro são: coco, groselha, romã e outras. Para sua melhor assimilação, a vitamina C é essencial, também presente em muitas frutas.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.