Qual são formadas pelo resfriamento do magma ou da lava?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se o magma resfria na superfície da Terra, após ser expelido por um vulcão, origina uma rocha ígnea vulcânica (também chamada de extrusiva). O exemplo mais comum é o basalto.

Rochas Magmáticas

Rochas Magmáticas (ou ígneas) São rochas formadas pela solidificação do magma, portanto, formadas diretamente por forças endógenas. Podem ser intrusivas ou extrusivas, dependendo do seu local de solidificação.

Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. Quando o magma se resfria lentamente no interior da crosta transformando-se em rocha ocorre o processo chamado de intrusão.

Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.

A distinção entre magma e lava resume-se à sua localização. Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.

Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.

O que é intemperismo? O intemperismo é um processo de desgaste natural ocasionado pela ação de diversos agentes na formação e/ou modificação de rochas. É classificado, conforme os agentes envolvidos no processo, em químico, físico e biológico.

Resumo sobre os tipos de rocha
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

Rochas magmáticas ou ígneas: essas rochas, como já afirmamos, surgem do processo de resfriamento e solidificação do magma (cristalização), que pode ou não ter se originado de rochas derretidas.

Rochas Magmáticas: são formadas pelo magma terrestre, seja no interior da terra ou em sua superfície. Rochas Metamórficas: são as mais novas rochas, formadas pela transformação das rochas sedimentares ou magmáticas.

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

Os silicatos e os óxidos são os principais minerais formadores das rochas, e cjuas as propiedades dependem das condições de origem, física e química. Podem constituir rochas ígneas, metamorficas e sedimentares.

São classificadas em três formas diferentes
A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.

Rochas Magmáticas
O magma que chega à superfície e sofre rápido resfriamento permite que se formem pequenos cristais na sua composição, não visíveis a olho nu. Recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas.