Qual são as doenças que o açafrão cura?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.

Quando for tomar seu copo de água em jejum, adiciona uma colher de chá de açafrão. Se quiser, pode adicionar também na água com limão.

O uso dessa especiaria durante o jejum intermitente pode ajudar a reduzir a inflamação crônica e várias doenças relacionadas a ela, como diabetes tipo 2 e doenças do coração. O açafrão pode, também, ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue e diminuir a resistência à insulina como no caso da diabetes tipo 2.

Cúrcuma também pode proteger o corpo de destruição tecidual e inflamação das articulações e promover o melhor funcionamento das células nervosas. Diariamente, pegue uma colher de sopa de açafrão em pó e misture em um copo de leite morno. Você pode optar por cápsulas de açafrão, após consultar o seu médico.

Essa especiaria tem ação antioxidante, anti-inflamatória, ajudando na limpeza do organismo. Daí a boa fama de tomar o shot matinal com açafrão.

Entre as principais, estão a ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. Por isso, a planta oferece vários benefícios como a melhora da digestão, o combate a gripes e resfriados, ajudar a regular a flora intestinal e o colesterol, fortalecer a imunidade, entre outros.

9 Benefícios do açafrão

  • Pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. ...
  • Pode reduzir o risco de doenças cardíacas. ...
  • Pode a melhorar a memória de pessoas com Alzheimer. ...
  • Pode agir como afrodisíaco. ...
  • Pode diminuir os sintomas da TPM. ...
  • Pode ajudar a combater ao câncer. ...
  • Um poderoso antioxidante. ...
  • Melhora o humor.

Esse efeito ajuda, inclusive, a controlar o apetite. 8. Controla a pressão arterial: estudos mostram que a curcumina pode melhorar a função endotelial vascular, que normalmente diminui com a idade. Este atributo melhora o fluxo sanguíneo, o que tem demonstrado efeitos benéficos na regulação da pressão arterial.

O açafrão tem diversos compostos vegetais, mas se destaca pela quantidade de antioxidantes, ou seja, moléculas que protegem as células contra os radicais livres e o estresse oxidativo. Por isso, pode ter ação protetiva contra o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.

1 colher de chá 2 vezes ao dia ou conforme indicação do seu terapeuta. Você pode dividir esta porção em duas ou três partes e ingerir uma por vez caso seja demais tomar tudo em uma vez.

Gengibre
O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios.

A bebida de açafrão com limão é uma fonte excepcional de antioxidantes e componentes anti-inflamatórios, que ajudam a aumentar a defesa do seu organismo, oferecendo suporte no combate aos microrganismos nocivos que entram em contato com nosso corpo.

Sim, vale a pena tomar chá de cúrcuma antes de dormir para induzir ao sono. Quem garante isso é uma pesquisa (em inglês) realizada pela Universidade de Murdoch, na Austrália.

Além disso, pessoas que apresentam sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação não devem fazer uso da cúrcuma. Como também pode induzir ao aborto, a cúrcuma não deve ser utilizada por grávidas.

Sessões de fisioterapia para reduzir a dor e a inflamação, além de alongar e fortalecer os músculos; Inativação de pontos-gatilho de miofascial, com alongamentos, infiltrações ou ondas de choque; Cirurgia (apenas nos casos mais graves que não melhoram com o tratamento conservador).

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição. Usar pomadas anti-inflamatórias.