Qual são as cores de uma abelha?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Diferente do que muitas pessoas pensam, nem todas as abelhas são pequenas, amarelas e pretas, vivem em colmeias e têm ferrão. Essas são características da Apis mellifera, a espécie de abelha mais conhecida pelas pessoas, por ser a responsável por grande parte da produção mundial de mel.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Considere que nas abelhas a cor dos olhos é determinada, geneticamente, através de uma série de alelos, constituída por cinco genes, sendo o alelo selvagem (marrom) dominante sobre os demais (pérola, neve, creme e amarelo).

Conheça os principais tipos de abelhas presente no Brasil:

  • Abelha jandaíra.
  • Abelha uruçu.
  • Abelha uruçu-amarela.
  • Abelha mandaçaia.
  • Abelha jataí
  • Abelha europeia.
  • Abelha africanizada.

Eufriesea fragrocara

Espécie rara de “abelha de orquídeas”, a Eufriesea fragrocara, é encontrada na Fazenda São Nicolau em Mato Grosso. O registro ampliou a área de distribuição do inseto em 500 km para o oeste da bacia do rio Amazonas. A espécie rara já havia sido catalogada em Huánuco (Peru) e Napo (Equador).

Conhecidas internacionalmente como “Blue Banded Bee”, as abelhas-azuis (Amegilla cingulata) são animais endêmicos da Austrália que chamam a atenção por conta da cor azul no abdômen. Pertencente ao gênero Amegilla, também podem ser encontradas em toda a região entre a Ásia e o Pacífico.

Características. A Osmia calaminthae é uma abelha solitária, criando ninhos individuais em vez de colmeias. Embora nenhum ninho tenha sido encontrado, a espécie faz parte do gênero Osmia, que tende a usar tocas existentes no solo, caules ocos ou buracos em árvores mortas.

A coloração do mel depende quase que, exclusivamente, da origem da flor, podendo ser claro, vermelho, dourado ou escuro. Dependendo da coloração, o sabor e aroma sofrem alterações, preservando o valor nutritivo. Quanto mais escuro o mel, maior quantidade de minerais este possui.

Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.

Os olhos do inseto são equipados com um campo de visão de 280 graus, mais de duas vezes e meia os 100 graus que formam o campo de visão humano. Isso quer dizer que as abelhas conseguem perceber mais de três quartos do ambiente que as envolve.

A primeira abelha rainha recém-nascida extermina as outras abelhas candidatas à rainha. Normalmente, ela apresenta cor dourada intensa, abdome protuberante e maior postura.

Mas por quê grande parte delas tem coloração preta e amarela? As listras em preto e amarelo (as vezes outros tons) funcionam como sinal de alerta para seus predadores. Cores fortes que lembram eles que aquela cor é de um bicho com ferrão.

As abelhas têm cinco olhos. Dois deles ficam nas laterais da cabeça e são compostos, isto é, formados por milhares de pequenas unidades individuais chamadas de omatídeos. Cada omatídeo forma um ponto da imagem, sendo assim, a imagem total formada pelos olhos compostos é a soma das imagens formadas pelos omatídeos.

Eucalipto

Mel da abelha Apis mellifera
Eucalipto: mel relativamente escuro, rico em minerais, geralmente utilizado como expectorante.

No Brasil, as abelhas ditas africanizadas, ou seja, mestiças de Apis mellifera scutellata (africana) e Apis mellifera ligustica (européia) principalmente, são responsáveis por muitos relatos de acidentes, por serem mais agressivas do que as europeias.

A Jataí está presente em quase todos os estados brasileiros e pode ser considerada a abelha sem ferrão mais comum do nosso país, sendo também a mais criada no estado de São Paulo.

Apis mellifera

A espécie de abelha mais criada no Brasil e no mundo é a Apis mellifera, conhecida popularmente por vários nomes, como abelha europeia, italiana, melífera, abelha de mel, africana ou africanizada.

Dizem que várias sociedades indígenas brasileiras acham a Mandaçaia a abelha mais bonita que existe.

Criadores de abelhas e pesquisadores do Rio Grande do Sul enfrentam uma situação misteriosa. Em algumas propriedades, as abelhas estão produzindo mel azul. É o que aconteceu com o apicultor Naor Kümpel.