Qual Santo representa Oxaguian?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Oxaguian é representado por N.Sr. do Bonfim, santo do perdão e consolador. Dia consagrado: sexta-feira, ideal para o lazer à noite.

Oxalá não gosta de confusão e violência. É representado de duas maneiras: Oxaguian e Oxalufan. Oxaguian é Oxalá novo, um guerreiro destemido, romântico e nervoso. Oxalufan é Oxalá velho: calmo e sábio, dança curvado sobre o opaxorô, cajado prateado.

Oxaguian é uma das qualidades do orixá mais poderoso que existe, Oxalá. Ou seja, entre as características de Oxaguian está toda a força e toda a perseverança de um jovem guerreiro, como é a figura que ele incorpora.

Na verdade são duas faces de Oxaguiã, numa delas estão os filhos que carregam a espada e os outros, os mais calmos carregam a mão de pilão.

Oxaguian era chamado pelos yorubás de: Òsàgiyán (Guerreiro, dono do pilão e do inhame), Ajàgúnà (Senhor da guerra), Eléjìbò (Rei da cidade Èjìgbò) e Elémòsó (Aquele que gosta de belas roupas). Usa a idà (espada). Número: 8 (Odù éjì onílè: ajuda). Saudação: "Epà Bàbá!"

Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Ògún Je Ajá ou Ogúnjá como ficou conhecido – Um de seus nomes em razão de sua preferência em receber cães (só na África) como oferenda, tem ligação com Oxaguiã e Ìyemonjá . Ògún Àmènè ou Ominí – tem ligação com Oxun, cultuado em Ijexá, sua conta é verde clara.

É substancia por demais poderosa para ser ingerida em situações profanas. “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o filho deve e não deve comer.

Oxaguian representa a inovação. Para os yorubás ele foi Rei da cidade de Èjìgbò na Nigeria e é também chamado de Ajàgúnà (Glorioso guerreiro) e Elémòsó (Senhor dos ricos ornamentos). É dono do Owó odó (mão de pilão) e usa a Idà (espada). Sua saudação é: "Epà Bàbá!".

Oxaguiã é o Orixá responsável por encorajar seus filhos nas lutas diárias para que eles possam superá-las. É dinâmico e está sempre em movimento. Ele rege a inovação. Sua comida favorita é o inhame (por isso criou o pilão) e seu nome é derivado justamente de seu prato preferido: Orixá comedor de inhame pilado.

Um dos mitos diz que Oxaguian nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo.

Guia de Oxaguiã (Oxalá Moço) em Porcelana Branca e Cristal Azul Fio de contas de Oxaguiã (Osoguian/Oxaguian/Oxalá Novo) todo confeccionado em porcelana importada. Esta guia é composta por seções de 8 de contas de porcelana branca e um cristal tcheco azul claro.

Os filhos de Oxaguian são valentes, guerreiros, combativos, geniosos, intuitivos , são instáveis, têm caráter romântico e são sensuais. Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões.

Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é não apenas permitida, mas sim obrigatória. É imprescindível participar do banquete sagrado. Se, naquele momento, o filho não comer do mesmo material de que sua cabeça é feita, o orixá oferecer-se-á.

Aqui estão alguns nomes de Caboclos: Caboclo Pena Branca, Pena Vermelha, Tatuité, Junco Verde, Aimoré, Guará, Cacique das Matas, Cobra-coral, Cabocla Jarina, Cabocla Jurema, Cabocla Jacira, Ventania, Caçador, Sete Estrelas da Jurema, Sete Flechas, Rompe Mato, Boiadeiro Navizala e Boiadeiro da Campina.

Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos. Frequentemente são Orgulhosos, sedentos de feitos gloriosos.

Oxaguian foi casado com Oyá. Uma mulher chamada Oyaronke, Mas para os chegados era só "Oyá". Gostamos muito mais dos contos de fada não é?

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Faleceu na noite anterior na Ilha de Fernando de Noronha, o amigo, irmão e Pai, o "Dothe Marcelo D Ajaunci" como era conhecido carinhosamente, Pai Marcelo D Logun Edé, vitimado inesperadamente com infarto.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.