Qual santa que cura os olhos?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Santa Luzia

Quem foi Santa Luzia, a mártir que se tornou padroeira dos olhos e da visão.

Vítima da perseguição aos cristãos no Império Romano, Luzia foi torturada, teve seus olhos arrancados, sendo, por fim, decapitada. No catolicismo, diz-se que seus olhos foram restituídos milagrosamente. Ela é considerada a padroeira da visão. Santa Luzia é uma das principais santas da categoria dos 'mártires'.

Nossa Senhora das Graças

Nossa Senhora das Graças: quem é a santa das 'curas' e da medalha milagrosa. Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Nossa Senhora das Graças é a santa venerada pela igreja católica em 27 de novembro.

Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos… Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal.Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.

vela amarela

Ritual de Santa Luzia
1 vela amarela; Fósforos; Queimador para as ervas; Carvão.

No momento de acender uma vela, o fiel é chamado a reservar um momento de oração e conexão com Deus, colocando amor, verdade e fé nesse gesto de devoção.

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “protetora dos olhos e da visão”, para os católicos.

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira.

"Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes", diz ele.

Salmo 133 - Para alcançar a cura de doenças
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

São Camilo de Lélis

São Camilo, o padroeiro dos doentes e dos hospitais, será o seu auxílio para superar as horas de dores, assim com ele mesmo fez durante a vida. Então, conheça a história de São Camilo de Lélis e aprenda todas as orações divinas do santo.

O Papa João Paulo II, em sua Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, no dia do enfermo, disse: “Desde o dia da aparição à Bernadete, Maria, naquele lugar, “curou” dores e doenças, restituindo a muitos dos seus filhos também a saúde do corpo.

Na imagem, Santa Luzia veste túnica branca. Na Bíblia, a cor branca significa pureza, santidade, inocência. Em volta do seu corpo há um manto vermelho, que simboliza o martírio da santa. Ela foi presa e torturada de várias maneiras, mas permaneceu firme na fé.