Qual santa cura os olhos?

Perguntado por: uqueiroz5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Santa Luzia

Luzia, afinal, vem do latim lux, ou seja luz. "Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos", explica Alves.

Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura.

O nome de Santa Luzia vem do latim e significa portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, nosso verdadeiro canal de luz. Santa Luzia nasceu em Siracusa (Itália) no fim do século III.

Conta a história, que um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar.

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro. Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “protetora dos olhos e da visão”, para os católicos.

Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente.

Terço Cristal Santa Luzia Azul Turquesa no Dourado.

Na imagem, Santa Luzia veste túnica branca. Na Bíblia, a cor branca significa pureza, santidade, inocência. Em volta do seu corpo há um manto vermelho, que simboliza o martírio da santa. Ela foi presa e torturada de várias maneiras, mas permaneceu firme na fé.

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira.

"Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes", diz ele.

Santa Luzia inspira a fidelidade, amor e uma dedicação total do nosso coração e do nosso corpo a Deus. Afinal, a castidade é uma virtude a que são chamados os consagrados e os casados, pois todo cristão é chamado a ser todo de Deus.

Também é a devoção daqueles que procuram proteção e cura para os olhos. Ela, que sofreu a dor de ter seus olhos arrancados por causa da fé, pode interceder por todos aqueles que sentem nos olhos a dor da doença, da limitação, da falta de visão.

Santa Luzia sofreu o martírio em 13 de dezembro de 304. Narra-se que, durante o processo, o juiz ficou encantado com os seus olhos. Para acabar com esta paixão, ela teria arrancado seus olhos e os teria enviado a ele em uma bandeja de prata.

A história do município originou-se com aventureiros que em busca de riquezas, descobriram Santa Luzia. Tudo começou, em 1692, durante o ciclo do ouro. Uma expedição dos remanescentes da bandeira de Borba Gato implantou o primeiro núcleo da Vila, as margens do rio das Velhas, no garimpo de ouro de aluvião.

Não se trata de abstinência de "carne vermelha", mas de qualquer tipo de carne. Permite-se neste dia o consumo de ovos, peixe e queijo. Mas recomenda-se vivamente aos fiéis que não gastem dinheiro com peixes caros, pois não se observaria a austeridade própria de um dia de abstinência.