Qual roupa usar no cemitério?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 1 de março de 2023
4.6 / 5 19 votos

Velórios e funerais são ocasiões solenes e, portanto, pedem roupas mais formais. Isso quer dizer que roupas justas, brilho, estampas chamativas, maquiagem excessiva, camisetas, bermudas e bonés devem ser evitados.

No Brasil, o hábito de vestir peças de roupas na cor branca está sendo cada vez mais utilizada, principalmente em casos de mortes decorrentes de atos violentos. A cor branca usada pelos orientais como forma de luto pode transmitir a necessidade de estar em silêncio, buscar a reflexão e paz em momentos difíceis.

Homem não era enterrado com os pés calçados, pois Jesus sempre andou descalço. Se aparecesse na porta do céu de sapatos, estaria querendo ser melhor que o filho de Deus, e o castigo para tal ofensa era dos mais graduados.

Para Valdete, se analisarmos bem, lavar a roupa significa se desfazer da tristeza que envolveu o momento do velório. Sempre que se passa por uma situação estressante se recomenda tomar um banho e colocar roupas limpas. “Isso ajuda a se distanciar das lembranças ou da experiência estressante”, enfatiza.

A primeira orientação é evitar a ida aos cemitérios. Caso a opção seja a de ir até esses locais, será preciso manter os cuidados de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel, conforme recomendações dos órgãos de controle da pandemia.

Trata-se de uma grande falta de respeito; Já foi o tempo em que era costume comparecer ao velório com roupas pretas. Mas é bom evitar roupas muito chamativas, decotes indiscretos, saias muito curtas e cores muito berrantes.

Aqui estão alguns exemplos do que dizer em um funeral:
Sinto muito pela sua perda. Ele fará falta para todos que o conheceram. Ela era uma mulher adorável e fará muita falta. Você e sua família estão em meus pensamentos e orações.

No geral, os falecidos são enterrados com roupas especiais. Ou seja, que possuam algum simbolismo para ele e para a família. Ou que lembrem a sua personalidade e essência. Ou então, são enterrados com roupas formais, para os homens terno para as mulheres um vestido preto de tecido, como linho ou tricoline.

cor preta

A cor preta, como símbolo de luto, vai representar a falta de luz, a tristeza, o sofrimento e a introspeção de sentimentos de perda pelos entes amados.

1 – FALECIMENTO é o ato de falecer, de fazer falta aos que ficam vivos. MORTE, por sua vez, é a cessação da vida.

Outros costumes bem presentes em velórios de antigamente eram colocar o defunto com os pés voltados para a porta de frente, colocar uma bacia com água debaixo do caixão (servia para inibir o odor).

Há religiões que dizem que o espírito fica 24 horas no corpo e que, por isso, deve-se esperar esse tempo para o enterro. Mas a origem da tradição da espera mínima de 24 horas pode ter a ver com uma doença que a faz a pessoa parecer estar morta sem estar, a catalepsia patológica.

O primeiro passo é a desinfecção do corpo. Assim que ele chegar na funerária, receberá a aplicação de um potente desinfetante. Enquanto o produto está sendo inserido, o corpo deve ser massageado para facilitar a drenagem dos líquidos, facilitando também a soltura da musculatura.

Ser enterrado de pé, dentro da igreja, era um sinal de prestígio para os católicos. Normalmente, as pessoas consideradas importantes eram enterradas dessa forma porque se acreditava que o último lugar de repouso deveria ser perto dos santos.

“A terra do cemitério é contaminada. Nela, podem existir bactérias de infecções que mataram algumas pessoas que estão enterradas por lá. Esses microrganismos são resistentes ao tempo e sobrevivem na terra por meio de esporos, que podem ficar nos sapatos”, explica Dr. Bactéria.

Depois que for a um cemitério, velório, hospital ou locais de trabalhos espíritas, você deve fazer um ritual para limpeza. Você sabia disso? Se não, aprenda como se limpar!

Porque esperar 24 horas para enterrar? É um documento básico para proceder a outros procedimentos posteriores, como o registro do óbito no Registro Civil, portanto será um dos primeiros passos a serem atendidos após a morte.