Qual roupa o Bope usa?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

A tradicional farda preta continuará sendo utilizada em ações noturnas, em operações antiterrorismo ou de resgate e retomada de reféns.

A cor preta foi implantada em 1992, inspirada na tropa inglesa conhecida como SAS (Special Air Service), mas, na época, não foi realizado nenhum tipo de validação científica.

Antes de se inscrever para se tornar um membro do Bope, verifique se você preenche os seguintes requisitos necessários: Você deve ter mais de 18 anos; Ser solteiro; Ter cursado ensino médio completo; Ter no mínimo dois anos de atuação na polícia militar.

A substituição da farda que celebrizou o Bope vinha sendo estudada desde 2007, por motivos de segurança e de saúde dos policiais. A roupa escura, embora faça parte da mística dos “homens de preto”, paradoxalmente põe em risco a vida dos “caveiras” – como são conhecidos os “cursados” em operações especiais.

Um capacete que pudesse suportar uma bala de rifle que não estivesse no extremo oposto de seu alcance seria pesado, o que faria com que os soldados se cansassem e possivelmente os debilitassem com o peso. Isso também impediria sua capacidade de se mover rapidamente.

Supremo decidiu que editais não podem impor restrições a pessoas com tatuagens, salvo situações excepcionais em razão de conteúdo que viole valores constitucionais, como por exemplo, incitação à violência, ameaça a outra pessoa, discriminação, racismo, apologia a tortura e ao terrorismo.

História do Bope
Atualmente comandado pelo tenente-coronel Ronaldo Roque da Silva, um oficial que há 12 anos se dedica a essa unidade, o Bope tem um efetivo de 120 policiais.

Finalmente, pelo decreto n° 16.374 de 1 de março de 1991, deu-se a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), ficando extinto a CIOE.

O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.

O Grupo de Atuação Especial da Execução Penal – GAEP terá atribuição para atuar em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, respeitado o promotor natural, com o objetivo de: (...) Parágrafo único.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) têm sua origem na antiga Companhia de Operações Especiais (COE), criada em 27 de outubro de 1964, tendo como seu primeiro Comandante o então Capitão Goro Yassumoto.

Para a população negra, porém, a estatística foi na contramão da tendência nacional: houve 5,8% mais mortes de negros em intervenções policiais no ano passado. Na comparação entre os estados, o Amapá tem a polícia mais letal do país, uma liderança que se mantém desde 2019.

Corrida de 50 metros, corrida de 12 minutos e abdominal para homens e mulheres. Cada prova dessa tem a pontuação compreendida entre 20 e 100 pontos. A sexta prova é a natação, que é feita depois das demais prova.

DF e Amazonas têm os maiores salários para policiais; leia lista.

O BOPE é a força especial considerada a mais forte do Brasil, sendo reconhecida e temida por muitos. Esta polícia atua principalmente no Rio de Janeiro e tem como objetivo principal lutar contra o terrorismo, contra o tráfico e contra o crime organizado nas favelas cariocas.

Acessório é proteção contra os raios solares e ajuda a secar rapidamente o suor sem prejudicar a respiração.