Qual Rio passa por Ribeirão Preto?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Além dos rios Pardo e Mogi-Guaçu, citados anteriormente, cujas bacias são as maiores e mais abrangentes em Ribeirão Preto, o município também é banhado pelo Rio Grande, Rio Sapucaí, Rio Turvo e Rio Jacaré-Guaçu.

Meteorologistas apontam como causa desse tempo uma massa de ar quente e seco sobre a região. A questão geográfica também influencia para elevar o calor e reduzir a umidade relativa do ar na cidade, que bateu na casa de 21% na tarde desta segunda.

Campos Elíseos

Acompanhe a história do maior bairro de Ribeirão Preto: Campos Elíseos.

Ribeirão Preto é a maior e mais populosa cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

MUNICÍPIOS LIMÍTROFES: Montezuma, Vargem Grande do Rio Pardo, Indaiabira, Taiobeiras, Salinas, Novorizonte, Fruta de Leite, Serranópolis de Minas e Mato Verde.

Segundo informações atuais do Comitê da Bacia Hidrográfica, o rio Sapucaí nasce na Serra da Mantiqueira, na cidade de Campos do Jordão, no estado de São Paulo, a uma altitude de 1620m, e deságua no Lago de Furnas, em Minas Gerais, a 780m. Neste trajeto percorre aproximadamente 248km.

Rio Turvo

O Rio Turvo possui grande beleza natural ainda intocável e propício à pesca, em Ourinhos ele se encontra com o Rio Pardo e forma um espetáculo natural belíssimo. O Rio Turvo também apresenta alto potencial turístico, propício ao turismo de aventura, à pesca e à canoagem.

MESORREGIÃO GEOGRÁFICA DO CENTRO ORIENTAL RIO-GRANDENSE

RIO PARDO é um município do RIO GRANDE DO SUL, pertencendo à MESORREGIÃO GEOGRÁFICA DO CENTRO ORIENTAL RIO-GRANDENSE, que é composta por 54 municípios, agrupada em três microrregiões.

Dentre eles, os mais importantes são: Ribeirão Mandassaia, Ribeirão São Domingos e Ribeirão da Figueira, que desaguam no Rio Pardo, em nosso município.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Segundo um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Corumbá foi a cidade mais quente do Brasil no ano passado.

Temperatura média em Ribeirão Preto
A estação fresca permanece por 2,4 meses, de 10 de maio a 23 de julho, com temperatura máxima diária em média abaixo de 28 °C. O mês mais frio do ano em Ribeirão Preto é junho, com a máxima de 14 °C e mínima de 27 °C, em média.

Ipiranga

Ainda na parte de urbanização, há uma forte probabilidade, segundo Lages, de que o Ipiranga seja o bairro mais antigo do município.

Bairros de Ribeirão Preto na visão de quem mora na cidade
Já outras opções como Nova Aliança, Jardim Botânico, no eixo da Zona Sul e do Centro, podem favorecer quem prefere estar perto de grandes prédios, centros comerciais, escritórios e empresas, serviços e áreas de lazer tradicionais”.

Confira os 8 melhores bairros de Ribeirão Preto

  • Alto do Ipê
  • Jardim Olhos D'água.
  • Jardim Botânico.
  • Nova Aliança.
  • City Ribeirão.
  • Ipiranga.
  • Fiúsa.
  • Reserva Macaúba.

Dentre as melhores cidades do interior do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto é um dos destaques pelo seu elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo um município que oferece ótimas condições em níveis de renda, educação, segurança e saúde.

O Brasil tem 207 milhões de habitantes, e o estado de São Paulo, 46 milhões. As cidades mais populosas seguem sendo Guarulhos, 1,3 milhão de habitantes, São Bernardo do Campo, 832 mil. Osasco ultrapassou Santo André, mas ambas possuem em torno de 770 mil moradores.

Na outra ponta, entre os dez menores, além da Serra da Saudade, estão Borá no estado de São Paulo, com 877 pessoas, Anhanguera, em Goiás, e Araguainha, em Mato Grosso, todos com menos de mil habitantes.

De acordo com o atual Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, o Latossolo Roxo e demais solos vermelhos, correspondem ao Latossolo Vermelho, havendo ainda em Ribeirão preto a existência do latossolo vermelho-amarelo, Neossolos Háplicos, Neossolos Litólicos, Neossolos Quartzarênicos e Nitossolos Vermelhos.

São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste.

O nome São José foi dado em homenagem ao santo e Rio Pardo, pela cidade ser cortada pelo rio homônimo. A capela criada em São José do Rio Pardo foi elevada a vila, que só pôde ser instalada em maio de 1886, quando ficou pronta a Casa de Câmara.