Qual remédio vai substituir a losartana?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

Os resultados mostraram que o tratamento com losartana potássica, em comparação ao com atenolol, resultou em 13,0% de redução do risco (P= 0,021) para os pacientes que atingiram o desfecho primário composto.

Remédios como propranolol e metoprolol diminuem o ritmo cardíaco, impactando também a tensão arterial. Alfa-bloqueadores: representados por doxazosina, prazosina e outros, inibem a ação do hormônio norepinefrina, impedindo a contração muscular das paredes dos vasos sanguíneos.

São as seguintes classes farmacológicas: Diuréticos Tiazídicos, Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), Bloqueadores dos Canais de Cálcio e Bloqueadores dos Receptores da Angiotensina (BRA).

É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.

O Alprazolam atua como um hipnótico da classe dos ansiolíticos benzodiazepínicos, além de provocar o alívio da ansiedade também produz um relaxamento muscular; consequentemente, o uso de alprazolam é associado a episódios de pressão baixa (dependente de fatores como sexo/idade/dose utilizada).

Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.

As duas medicações são eficazes para controle de pressão arterial, as duas não devem ser usadas juntas, escolhe-se uma ou outra. A melhor escolha vai depender de cada caso, para isso consulte seu médico.

Os recolhimentos mais recentes de alguns lotes do medicamento losartana ocorreram em setembro e outubro de 2021 e os fabricantes já concluíram esse trabalho. Além dessa medida, a partir da publicação das resoluções da Anvisa que suspenderam a comercialização, nenhum lote desses produtos pode ser colocado à venda.

Não há incompatibilidade entre estas duas substâncias.

A dose inicial usual é de 50 mg de losartana uma vez por dia. Se a meta para a pressão arterial não for atingida com 50 mg de losartana, seu médico poderá prescrever uma combinação de losartana e baixa dose de hidroclorotiazida (12,5 mg).

O tiazídicos são a classe de diuréticos mais indicada no tratamento da hipertensão.

O consumo de sal sempre foi considerado um dos maiores vilões causadores do aumento da pressão arterial (PA). Mas uma revisão realizada por médicos de instituições americanas apontou que reduzir o consumo de açúcar pode ser tão ou mais importante do que controlar a ingestão de sal.

Além disso, a recomendação dos especialistas é que, além de uma boa alimentação, hábitos saudáveis também sejam incorporados à rotina de quem tem pressão alta.
...
ALIMENTOS PARA BAIXAR A PRESSÃO ALTA

  • Suco de Beterraba.
  • Clara de ovo.
  • Chocolate.
  • Uva-passa.
  • Nozes.
  • Leguminosas.
  • Chá-verde.
  • Iogurte.

Como já foi dito o Captopril impede a sua formação, pois inibe a ação da enzima de conversão da angiotensina (ECA), com isso não há a conversão de angiostensina I em angiotensina II, enquanto que losartana impede o seu funcionamento através de antagonismo, uma vez que compete pelo mesmo receptor AT1 com a angiotensina.

As diretrizes brasileira e norte-americana recomendam várias classes farmacológicas como primeira linha para a hipertensão arterial sistêmica, como os diuréticos tiazídicos, os inibidores da ECA, os bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA), os bloqueadores do canal de cálcio (BCC) e, em alguns casos ...

Dentre as classes estudadas a classe que deteve maior ação farmacológica sobre negro foi os bloqueadores dos canais de cálcio ou antagonistas do cálcio, onde temos: fenilalquilaminas (verapamil), benzotiazepinas (diltiazem) e diidropiridinas (nifedipina, amlodipina), como alguns dos medicamentos dessa classe.

Uso medicamentos com losartana.
Segundo a empresa, interromper o uso dos remédios de maneira imediata pode ser perigoso e provocar riscos graves para a saúde dos pacientes. O ideal, portanto, é consultar imediatamente o médico responsável pela prescrição do medicamento, para que ele reorganize o tratamento.