Qual remédio tomar para parar de se coçar?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 11 votos

Remédios Antialérgicos Para Coceira

  • Loratadina 10mg Genérico Neo Química 12 Comprimidos. ...
  • Loratamed 10mg Cimed 12 Comprimidos. ...
  • Antialérgico Allexofedrin Pediátrico 6mg/ml EMS 60ml. ...
  • Antialérgico Histamin Creme 10mg/g 30g. ...
  • Xarope Loratamed 1mg/ml Cimed 100ml. ...
  • Maleato de Dexclorfeniramina 10mg Genérico EMS 30g.

Outras doenças contagiosas que podem causar coceira na pele incluem: Infecções virais como zika, catapora e dengue; HIV, como resultado de alterações de autoimunidade; E também o câncer de pele, que tem feridas que aumentam, não se curam e, consequentemente, coçam.

O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

O principal motivo da coceira, segundo o médico, é a falta de hidratação da pele, mas ela também pode ser desencadeada por estresse ou por uma doença crônica, hereditária e não contagiosa chamada dermatite atópica.

05 Remédios caseiros eficazes para coceira na pele:

  1. Óleo de coco: Sim, o óleo de coco acalma a coceira. ...
  2. Manjericão: As folhas indianas de manjericão são ricas fontes de cânfora, eugenol e timol, todos os quais são potentes agentes contra coceira. ...
  3. Óleo de semente de gergelim: ...
  4. Hortelã: ...
  5. Limão:

A urticária alérgica é caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas nas camadas superficiais da pele que migram (mudam de lugar) a cada 24 horas. Ela apresenta muita coceira e pode se espalhar por todo o corpo, mas não é contagiosa.

Cebola. As cebolas são uma excelente fonte natural de quercetina, antioxidante que age como um anti-histamínico (antialérgico) natural, reduzindo os sintomas de alergias sazonais. As cebolas contêm vários outros compostos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Tratamento da alergia de pele
Pode ser realizado tratamento tópico (aplicados diretamente na pele) como uso de pomadas, cremes, loções, etc. ou oral, com o uso de comprimidos de anti-histamínicos, como a loratadina, desloratadina e ebastina no tratamento, ou corticoides, como a prednisona.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

Testes de leitura imediata e de contato com a pele; Exames laboratoriais de IgE total e IgE específica no sangue; Testes de provocação.

Como prevenir a coceira

  1. Evitar banhos quentes;
  2. Não usar esponjas ou buchas;
  3. Utilizar sabonetes de limpeza suave;
  4. Hidratar a pele do corpo;
  5. Evitar coçar;
  6. Tomar as medicações antialérgicas prescritas pelo médico;
  7. Suspender ou evitar contato com o agente que está causando alergia ou coceira.

Algumas doenças sistêmicas, como o hipotireoidismo, podem levar a um maior ressecamento da pele e, consequentemente, à coceira.

Os principais fármacos usados são:

  • Dexclorfeniramina. Possui ação antimuscarínica para bloquear os receptores de histamina. ...
  • Dexclorfeniramina. Possui ação antimuscarínica para bloquear os receptores de histamina. ...
  • Hidrocortisona. ...
  • Calamina.

Quanto mais você se coça, mais vai se coçar
Cuidado com o ciclo da coceira! Coçar a pele libera histamina extra, enviando mais sinais de coceira ao cérebro. Se fizer isso muito, você vai machucar a pele, correndo o risco de ter uma infecção.

Alergia cutânea
Dependendo do caso, elas podem permanecer na pele por dias, semanas e até meses. A intensidade dos sintomas e a recuperação vai depender da forma de tratamento, do motivo que desencadeou a reação e do tempo de exposição.

Elas têm causas variadas, que podem envolver o contato com ácaros, alimentos, medicamentos, picadas de insetos, látex, pólen e mais. Até mesmo mudanças climáticas ou situações de estresse podem interferir no seu surgimento.