Qual remédio tomar para cisto de Bartholin?

Perguntado por: zmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica.

Se o abscesso for pequeno e pouco doloroso, a lesão pode ser tratada com banhos de assento frequentes, com duração de 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Esse procedimento ajuda na drenagem espontânea do pus. Mesmo quando o banho de assento não é suficiente para tratar o abscesso, ele ajuda no alívio dos sintomas.

Se o risco for maior para colonização de bactérias intestinais, sendo a E. coli a mais importante, é possível usar trimetoprim-sulfametoxazol ou amoxicilina- clavulanato associado a clindamicina. Além disso, é possível prescrever analgésicos orais para alívio dos sintomas.

Uma incisão cirúrgica que resulte na drenagem completa do abscesso proporciona o melhor alívio e a recuperação mais rápida. Este procedimento pode ser realizado no consultório médico com anestesia local.

Portanto, os cistos de Bartholin não são perigosos e, com o devido cuidado para evitar infecções, não precisam de tratamento, mas, se causarem incômodo e desconforto à paciente devido ao crescimento do cisto, parecendo um “carocinho na vulva”, podem ser drenados a partir de uma intervenção cirúrgica ou banhos de ...

Se um cisto da glândula de Bartholin causar pouca ou nenhuma dor em uma mulher com menos de 40 anos, ela pode tratá-lo sozinha. Elas podem usar um banho de assento ou mergulhar em alguns centímetros de água morna em uma banheira. Imersões devem durar de 10 a 15 minutos e ser feitas três ou quatro vezes por dia.

A inflamação da glândula de Bartholin, chamada de bartolinite, acontece principalmente pela obstrução do canal que secreta líquidos durante a relação sexual. Como consequência, o líquido que fica preso no local forma o cisto de Bartholin.

A obstrução da glândula de Bartholin causa a retenção de secreções, com dilatação do ducto e formação do cisto². Embora benigna, a lesão está associada a desconforto significante das pacientes. O sintoma mais descrito é dor local, que pode piorar ao andar, sentar ou durante as relações sexuais¹,².

Com a infecção, pode acontecer o crescimento do quisto, causando, também, ruborização e quentura quando o local é tocado. Dessa forma, durante sua fase inicial, a bartolinite pode ser indolor. Porém, pode se tornar incomodativa, impossibilitando, até mesmo, que a mulher possa caminhar ou sentar confortavelmente.

Drágeas. As doses para adultos variam de 1 a 4 g diárias, em doses fracionadas. A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas.

Os abscessos da glândula de Bartholin podem drenar (romper) espontaneamente ou são drenados cirurgicamente sob anestesia local ou geral. Aqueles que drenam espontaneamente têm chance maior de recorrer (voltar). Banhos de assento 48 horas após o procedimento ou mesmo antes, se o dreno cair, podem aliviar o desconforto.

Como usar. A dose recomendada é de 600 mg, 3 ou 4 vezes ao dia. A dose deste medicamento deve ser adequada a cada caso clínico, e pode ser diminuída ou aumentada a partir da dose inicial sugerida, dependendo da gravidade dos sintomas.

Além disso, repouso e o uso de gelo local também é indicado (fazer períodos de gelo de no máximo 15 min para diminuir a resposta inflamatória). Com isso você vai drenando a secreção e com o tempo ela fecha sozinha!

A Bartolinite pode ser prevenida através do uso de preservativo nas relações sexuais, boas práticas de higiene, evitar microtraumas locais e o uso de roupas muito apertadas.

As penicilinas são os antibióticos de escolha. A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina.

Tratamento do cisto de Bartholin: Nenhum tratamento faz-se necessário nos casos de cistos assintomáticos. A paciente pode apenas fazer banhos de assento com água morna e manter a região limpa para evitar sua contaminação. Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias.

Banhos de assento (imersão da região genital em água morna): indicada para casos em que o abscesso ainda é pequeno e pouco doloroso. Com duração de 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, o procedimento pode aliviar os sintomas e ajudar um cisto pequeno e infectado a romper e drenar sozinho.

Muitas vezes o aparecimento do cisto de Bartholin é confundido com a ocorrência de pelos encravados.

Sintomas. A diferença entre os sintomas do cisto de Bartholin e abscesso da glândula de Bartholin é que no abscesso a paciente sente mais dor, podendo haver vermelhidão e calor local. Além disso, uma parte das mulheres pode apresentar febre e sintomas sistêmicos de infecção (sintomas de infecção generalizada – sepse).

Cefalexina é indicada para o tratamento de infecções do trato respiratório, otite média (inflamação no ouvido), infecções na pele e tecidos moles, infecções urinárias e infecções ósseas.