Qual remédio tem que tomar para Covid leve?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Qual é o melhor tratamento para a COVID-19? Para pessoas em tratamento da COVID-19 leve, o medicamento mais utilizado é um "antiviral" chamado nirmatrelvir/ritonavir (nome comercial: Paxlovid). Isso pode diminuir o risco de ficar mais doente.

Quanto tempo duram os sintomas? Segundo um estudo do Instituto Japonês de Doenças Infecciosas, a carga viral da ômicron atinge seu pico de três a seis dias após a infecção.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Não. Os antibióticos não funcionam contra vírus, eles funcionam apenas em infecções bacterianas. O Covid-19 é causado por um vírus, portanto os antibióticos não funcionam. Antibióticos não devem ser usados como um meio de prevenção ou tratamento de Covid-19.

Caso leve. Caracterizado a partir da presença de sintomas não específicos, como tosse, dor de garganta ou coriza, seguido ou não de anosmia, ageusia, diarreia, dor abdominal, febre, calafrios, mialgia, fadiga e/ou cefaleia.

Se tiver com Covid-19 devo ir para o trabalho ou sair de casa? A orientação do Ministério da Saúde é que os casos confirmados devem permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias do início dos sintomas.

É possível manter uma alimentação saudável composta por alimentos de verdade, como arroz, feijão, lentilha, macarrão, farinha (de mandioca, de milho, de tapioca), carnes, peixes, ovos, legumes e verduras, frutas frescas ou secas, cogumelos, entre outros.

Felizmente, a maioria das pessoas se recupera bem dentro de alguns dias apenas com repouso, hidratação e remédios para aliviar os sintomas. É importante que pacientes e familiares estejam atentos aos sinais de gravidade, tais como falta de ar, dor persistente no peito e coloração azulada dos lábios.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta. No entanto, é necessária a prescrição feita por um profissional, pois a automedicação nunca é indicada, ainda mais por se tratar de uma possível enfermidade nova. No momento, é necessário evitar idas aos hospitais.

A liberação do nirmatrelvir foi realizada com base em estudos randomizados em pacientes não hospitalizados.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Este exame deve ser feito a partir do 21° dia do início dos sintomas, suspeita de exposição ou após vacina contra Covid-19, já que é necessário aguardar a resposta imunológica do organismo.

A principal forma de transmissão do Coronavírus é via contato direto, de pessoa para pessoa, através de gotículas salivares e respiratórias.

O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.

O que devo fazer se eu tiver tosse pós-covid? Em qualquer caso de tosse, seja durante a covid, pós-covid ou relacionada a outra doença, manter uma boa hidratação é importante. Mas se acontecer de, curado da infecção da covid-19, a tosse persistir por semanas e incomodar, é recomendável procurar um profissional.

Medicamento antiviral e covid-19
Recentemente foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso do medicamento antiviral Remdesivir, sendo este o primeiro medicamento recomendado para o tratamento da covid-19 no Brasil.

O RT-PCR é o que tem maior precisão. Nele é feito uma coleta de secreção no nariz e na garganta do paciente. Esse material, posteriormente, é levado para uma minuciosa análise laboratorial. Se não houver grande demanda, o processo leva oito horas.