Qual remédio substitui a melatonina?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os BZ mais utilizados são alprazolam, bromazepam, clonazepam e diazepam. Na RENAME, 2022, estão disponíveis o diazepan 2mg e 5 mg sulcado, dose de 5 a 10 mg; e o clonazepam comprimidos de 0,5 mg e 2 mg/ml e dose inicial de 0,5 mg, não ultrapassar 1,5 mg/dia.

Quando usada em doses altas, a melatonina pode causar efeitos indesejáveis, como sonolência durante o dia, tonturas, dor de cabeça, náuseas, cólicas abdominais e tremores. Em alguns casos, pode piorar quadros de depressão, causar ansiedade leve, aumento da pressão arterial, sonhos excessivos, coceira e suor noturno.

Para dormir bem é preciso ter melatonina que, por sua vez, necessita do triptofano. Você sabe o que é esse elemento? O triptofano é um aminoácido essencial, o que quer dizer que ele não é produzido pelo corpo e deve ser obtido por meio da alimentação. Muitos alimentos contêm essa substância, como a banana e o leite.

Cereja

Cereja. A cereja não é apenas decorativa durante as festas de final de ano, ela é também excelente reguladora do sono. Além de ser fonte natural de melatonina, a fruta vermelha também é rica em triptofano, um aminoácido que beneficia o sono e demais vitaminas e minerais.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos. Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda...

1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina.

Lorazepam. O Lorazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos e pode ser usado para o tratamento de ansiedade, abstinência alcoólica, convulsões e insônia. Seu efeito é rápido, mas duradouro. Além disso, permite o controle da insônia durante a noite toda.

Quais os tipos de remédios para dormir?

  • Alprazolam.
  • Clonazepam.
  • Oxazepam.
  • Triazolam.
  • Flurazepam.
  • Lorazepam.

A administração de melatonina é segura? Existem contraindicações? Quem não deve consumir suplementos com melatonina – gestantes, lactantes, crianças e pessoas envolvidas em atividades que requerem atenção constante, sendo obrigatória essa advertência nas embalagens.

A dose de melatonina capaz de simular a produção natural do hormônio é de 0,1 a 0,5 mg por dia. Como a dose comercializada mais baixa é de 1 mg, o mais indicado é que no início do tratamento o paciente tome meio comprimido de 1 mg 30 minutos antes de ir para a cama.

Por falta de evidências científicas, no Brasil, a melatonina só podia ser comprada em farmácias de manipulação, com receita médica —diferentemente dos EUA, onde a substância é vendida livremente como suplemento que ajuda a dormir (efeito até o momento não comprovado).

Outros pontos positivos ao tomar melatonina ou triptofano são: a regeneração correta e formação dos músculos durante o descanso e o controle da ansiedade por conta da redução dos níveis de cortisol. Além disso, essas substâncias ajudam no emagrecimento, melhoram a memória e promovem o bem-estar durante o dia.

O triptofano auxilia na sintetização da serotonina e da melatonina, gerando humor, bem-estar e ajudando a manter boas noites de sono.

Para quem deseja ter noites de sono de qualidade, o Lavitan triptofano da Cimed é um suplemento alimentar perfeito. Isso porque, ele contém 600 mg por dose do aminoácido, vitamina B6, niacina e ácido pantotênico. Juntos esses nutrientes, diminuem a insônia, aumentam a imunidade e o metabolismo.

O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. "Um hormônio é uma substância feita de proteínas ou gorduras.