Qual remédio pode dar para cachorra no cio?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A administração oral de cabergolina na dose de 5µg/kg/dia, durante aproximadamente duas semanas, pode ser usada para indução de estro em cadelas no anestro, com taxa de concepção satisfatória para diferentes raças e grupos etários (Verstegen et al., 1999.

Existem florais que podem ser administrados durante a fase do cio para acalmar as fêmeas. Vale consultar um veterinário para identificar quais são e qual a posologia adequada para a sua gata. Catnip, a famosa graminha ou erva do gato, também pode ajudar nesse momento.

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

12 dias

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

Em geral, o período de cio da cadela dura de 15 a 20 dias. Ao contrário do que acontece com os humanos, os cachorros só entram no cio algumas vezes por ano. De forma geral, as cadelinhas costumam entrar no cio duas vezes em um ano, mas esse intervalo pode variar para cada animal.

Acontece que o uso de medicamentos, injeções e comprimidos em geral para cortar o cio de cadelas e gatas não é nada recomendável, pois trazem sérios riscos para o animal. Se você encontrar um veterinário que lhe ofereça esse tipo de serviço, o melhor a ser feito é procurar por um outro profissional imediatamente.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto.

Tanto a vacina quanto o período de cio exigem um pouco mais do organismo do animal, por isso, não pode dar vacina em cachorra no cio.

Por questões de segurança e eficácia, o produto somente pode ser aplicado durante a fase de anestro do ciclo reprodutivo da fêmea. Por isso, o diagnóstico correto dessa fase é fundamental e deve ser realizado pelo médico veterinário por meio de anamnese, exame físico e citologia vaginal.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Entre os sintomas do cio, estão:

  • edema (aumento do volume) da vulva;
  • eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  • secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  • carência;
  • inquietação;
  • cachorra no cio tem cólica;
  • agressividade;
  • receptividade ao macho.

Anti-Hemorrágico Monovin K Bravet 20ml para Cachorros e Gatos.

Para acalmar o cachorro no cio não basta deixar a cadelinha longe de locais que tenham outros cães. Você deve evitar, também, que ela tenha contato visual com outros cães. Isso, afinal, pode tanto atraí-los quanto descontrolá-las. O contato visual possui estímulo para cães e cadelinhas.

Dicas para afastar os machos

  1. Mantenha a cadela em casa. Nesse período, é muito importante manter a cadelinha dentro de casa até o cio terminar. ...
  2. Não permita que ela saia de casa sozinha. ...
  3. Altere os horários e destinos dos passeios. ...
  4. Limpe a casa mais vezes. ...
  5. Sprays anti-cheiro.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.