Qual remédio para Vulvovaginite em cadelas?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Antibióticos sistêmicos podem ser necessários em alguns casos e devem ser indicados por um(a) Médico(a) Veterinário(a) . Pomadas locais contendo estrogênio em sua formulação podem ser eficazes, porém outras pomadas vaginas antibióticas como as usadas em humanos, podem piorar o quadro.

A nistatina é o primeiro antibiótico antifúngico bem tolerado e de eficácia segura para o tratamento de infecções causadas por _ Candida albicans _ (Monilia).

Quais os sintomas da vulvovaginite?

  • vermelhidão na vulva e na região genital;
  • eliminação de corrimento mal-cheiroso;
  • coceira intensa na região genital;
  • dor, queimação e desconforto ao urinar;
  • leve sangramento vaginal.

É provável que o inchaço da vulva seja sinal de cio. Se realmente ela estiver no período fértil isso é normal, o inchaço deve diminuir conforme o cio terminar. O ideal é que consulte um médico veterinário, para avaliar se o animal está realmente cio e se está tudo dentro do normal.

Faça um infusão de camomila em água quente, deixando-a descansar por mais ou menos 5 minutos. Espere o chá esfriar e coloque o saquinho na vagina, pressionando-o para que sua água escorra para o canal vaginal, alcançando toda a área afetada e aliviando os sintomas.

O exame de vulvoscopia analisa, com o auxílio de uma instrumento chamado colposcópio, a parte externa da vulva, que engloba: a região pubiana, clitóris, grandes lábios, sulcos interlabiais, pequenos lábios, introito e a região perineal. O exame permite a identificação de diversas lesões.

Existem algumas características do corrimento vaginal que auxiliam no diagnóstico. O pH da vagina na candidíase é mais ácido, menor do que 4,5 e, além disso, a presença da levedura pode ser confirmada pelo exame a fresco da secreção vaginal com soro fisiológico ou com hidróxido de potássio (KOH) a 10%.

Pode ser utilizado em cães e gatos.

O Miconazol é um potente antifúngico que atua nos principais agentes causadores de dermatomicoses em cães e gatos (Microsporum spp., Trichophyton spp, Candida spp. e Malassezia pachydermatis). MODO DE USAR: Uso tópico.

Nunca ofereça remédios humanos e sem prescrição de um médico veterinário. Esses medicamentos podem ser tóxicos para animais e até levar ao óbito. Alguns medicamentos de uso humano são indicados para pet, porém apenas médicos veterinários podem avaliar e prescrever.

A vaginose bacteriana pode ser tratada com metronidazol 500mg por via oral (2x/dia por 7 dias), metronidazol gel 0,75% 5g intravaginal (por 5 dias) ou clindamicina creme 2% 5g intravaginal (5 dias).

Vaginite causada por Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) A tricomoníase, provocada por um parasita, Trichomonas Vaginalis, é uma infecção transmitida sexualmente que causa um quadro sério de vulvovaginite.

Clotrimazol
Essa é uma pomada ginecológica com antibiótico e antifúngico. A utilização é feita geralmente uma vez ao dia, de preferência à noite, de 3 a 6 dias, conforme a orientação médica. A pomada deve ser aplicada no canal vaginal por intermédio do aplicador.

Como tratar a cadela com corrimento após cio? O animal precisa ser examinado por um médico-veterinário para que o diagnóstico seja realizado. A vaginite pode ser tratada com antibioticoterapia caso esteja no início e sem complicações. No entanto, a piometra é mais complicada.