Qual remédio para queimadura de Potó?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Não existe um tratamento específico. Como a pederina penetra lentamente na pele, após o contato com o inseto, sugiere-se lavar com água e sabão as áreas suspeitas de serem “atacadas” pelo potó para neutralizar a ação vesicante da pederina (Iserson & Walton, 2012).

A receita é simples: logo após o acidente, a queimadura deve ser resfriada com água corrente em temperatura ambiente e protegida com um pano limpo para que não tenha nenhuma infecção. Depois disso, é essencial buscar o atendimento de saúde.

As lesões provocadas pelo potó causam ardor, coceira e são bastante incômodas. Na maioria das vezes atingem as áreas aquecidas do corpo humano, como as dobras do pescoço, braços e pernas.

O inseto é capaz de provocar lesões que se assemelham a uma queimadura por fogo ou produto químico. A substância é liberada pelo inseto quando ele é esmagado contra a pele. A gravidade das lesões pode depender de alguns fatores como a quantidade da substância e sensibilidade pessoal.

Coloque embaixo de água, não aplique gelo
Assim que puder, coloque a queimadura embaixo de água corrente fria por pelo menos dez minutos ou aplique uma compressa fria. Não use gelo pois o congelamento poderia prejudicar o tecido da pele ainda mais.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Normalmente em queimaduras de primeiro grau o uso de analgésicos como paracetamol, ibuprofeno e ácido acetilsalicílico e de hidratantes é suficiente. Anestésicos tópicos também podem ser úteis no alívio da dor.

NEBACETIN® também é indicado para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

Sal. Mel. Folha de babosa (aloe vera)

Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.

A babosa é indicada para hidratar a pele e tratar de queimaduras e inflamações. O uso deve ser externo. Para cuidar de queimaduras, é preciso espalhar a mucilagem sobre o ferimento duas vezes por dia.

“Na realidade os potós soltam uma secreção tóxica que provoca a queimadura, quando se chocam com a pele, eles não urinam nas pessoas”, explica.

A lesão provocada pela picada do potó é parecida com uma queimadura de fogo ou produto químico. A substância tóxica presente no coleóptero, a pederina, muitas vezes é liberada quando a pessoa vira na cama e esmaga o inseto contra a pele.

As bolhas não devem ser estouradas e o paciente deve evitar a exposição ao sol, com uso de protetor solar.

O Queimalive Pomada Grb é indicado para o tratamento de queimaduras solares ou domésticas, abcessos, piodermites, ferimentos e outras lesões da pele.

NUNCA passe gelo, manteiga, pomada ou qualquer outra coisa na queimadura. A única coisa que podemos passar em uma queimadura é água corrente em temperatura ambiente (nunca gelada).

  • Holistix.
  • Forever Liss.
  • Use Orgânico.
  • Hopper.
  • Vollo.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.