Qual remédio para dor não atrapalha hipertrofia?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Buzatto ressalta que a dipirona não interfere no ganho de massa muscular.

"Anti-inflamatórios podem na teoria atrapalhar a hipertrofia, mas isso levando para uma parte prática não se visualiza muito esse fato. A não ser esse uso crônico, diário ou altas doses, que acabam tendo outras repercussões e comprometem a hipertrofia.

Os 7 medicamentos que deve evitar ao fazer exercício físico!

  • Medicamentos para dormir. Este tipo de medicação é das mais comuns para ajudar nos distúrbios do sono, como a insónia. ...
  • Medicamentos para alergias. ...
  • Descongestionantes. ...
  • Laxantes. ...
  • Antidepressivos (ISRS) ...
  • Benzodiazepinas. ...
  • Estimulantes.

Você prejudica o ganho de hipertrofia, de força e de resistência. É praticamente como se jogasse fora todo o tempo que dedicou na academia, pois boa parte dos efeitos do treino serão anulados.

A recomendação dos especialistas é não tomar relaxante muscular depois do treino.

Neste processo, pode surgir o questionamento: remédios para o alívio da dor, como a dipirona, interferem na hipertrofia? “A dipirona não atrapalha em nada a resposta celular em hipertrofia”, afirma o médico do esporte e fisiatra Fabrício Buzatto.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

O ideal é conversar com um médico para ter certeza que é seguro treinar após tomar medicamentos específicos. “Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor.

LONDRES - Tomar paracetamol antes do treino pode evitar o superaquecimento do organismo e prolongar o tempo de treinamento, segundo uma pesquisa da Universidade de Kent, no Reino Unido.

Ter dores musculares depois do treino é algo extremamente comum. No entanto, tomar um relaxante muscular para aliviar essas dores pode não ser a melhor opção. Os relaxantes musculares são medicamentos que afrouxam ou paralisam os músculos.

Como aliviar a dor?

  1. Consumo de água após os exercícios para hidratar o corpo;
  2. Liberação miofascial, com a aplicação de pressão em alguns pontos do corpo para liberar o tecido fibroso que recobre os músculos;
  3. Alongamentos moderados;
  4. Prática de exercícios aeróbios leves, como caminhadas e pedaladas.

A resposta é não: o melhor é deixar o remédio para lá e sentir a dor muscular como uma vitória por ter treinado. Isso porque o medicamento pode enganar seu corpo e favorecer uma lesão.

Abaixo listamos os relaxantes musculares mais conhecidos e apresentamos a composição de cada um deles.

  • 1 – Carisoprodol (Mioflex)
  • 2 – Ciclobenzaprina (Miosan)
  • 3 – Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)
  • 4 – Tizanidina (Sirdalud)

Tomar analgésico pós-treino atrapalha o resultado do exercício.

Segundo os autores do trabalho, encabeçado pelo Hospital Universitário Gentofte, de Copenhague, o naproxeno é o AINE mais seguro, e seria possível tomar até 500 miligramas por dia.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte. Se por um acaso, chegou o dia de treinar novamente o grupo muscular que está se recuperando, prefira descansá-lo.