Qual remédio para desinchar picada de inseto?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Polaramine. Alívio De Prurido, Alergia, Coceira, Urticária E Picada De Inseto.

Polaramine possui uma linha completa para o alívio das alergias*. É indicado para alergias respiratórias, alergias de pele e picadas de inseto, aliviando sintomas como coriza, espirro e coceira.

Ao se sentir ameaçado por um agente estranho, como no caso de uma picada de inseto, o corpo libera histamina (e outras substâncias inflamatórias) no local da picada. Essa substância é liberada como uma reação às enzimas estranhas ao seu corpo, presentes no veneno injetado pelo ferrão do inseto.

Picadas de abelhas e marimbondos causam dor imediata, ardência, prurido, eritema e edema. Picadas de formigas-de-fogo causam dor imediata, pápula e ardência, muitas vezes seguidos de pústula depois de uma hora e, às vezes, infecção após horas ou dias.

Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes. Podem ser tão exuberantes a ponto de limitarem a mobilidade do membro.

De acordo com os especialistas consultados, a fexofenadina é segura, eficaz, potente, tem efeito rápido e de longa duração, e ainda possui efeitos colaterais mínimos. Todas essas características fazem da medicação uma ótima opção.

Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido.

Os antialérgicos de segunda geração são os mais potentes e aliviam os sintomas das doenças alérgicas por uma duração maior do que os antialérgicos de primeira geração.

náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Nestes casos, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.

O tratamento das reações locais consiste em aliviar os sintomas através de aplicação de frio (fazer gelo por exemplo) no local da picada. Os medicamentos ou remédios anti-alérgicos usados nestes casos incluem anti-histamínicos orais, pomadas com cortisona ou mesmo cortisona oral.

2) Fazer compressa fria com gelo por cerca de 10 minutos entorpece e acalma a pele; 3) Aplicar uma gota de mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias; 4) Passar gel de aloé-vera também auxilia, devido sua ação anti-inflamatória, assim como óleos essenciais diluídos em água (neem, lavanda e alecrim).

Os sinais leves de uma crise alérgica medicamentosa incluem: coceira e vermelhidão na pele, coriza, inchaço nos olhos (também pode ter dificuldade para mantê-los abertos) e febre acima de 38º. Se for grave, o alérgico vai sentir tontura, queda de pressão, diarreia e dificuldade para respirar.

Como reconhecer uma picada de aranha?

  1. Dor (pode ser intensa)
  2. Marca dos orifícios onde se deu a picada.
  3. Inchaço (edema) discreto.
  4. Vermelhidão (eritema)
  5. Sudorese no local.

O petróleo no Vick VapoRub pode ajudar a curar pequenos cortes e arranhões quando aplicado uma ou duas vezes ao dia, pois a fórmula espessa cria uma barreira entre os cortes. Mas uma palavra de cautela: alguns dos ingredientes podem ser irritantes em uma ferida aberta.

Na verdade, é a resposta do nosso corpo à proteína estranha do pernilongo que está tentando combater. É por isso que algumas pessoas podem ter apenas uma reação leve às picadas, enquanto outras, mais sensíveis à proteína estranha, reagem com grandes áreas de inchaço que são mais dolorosas.

No caso de lesões poucas:
Loratadina xarope ou claritin.

A picada da aranha pode causar dor local, contrações nos músculos e sudorese, bem como alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.

Claritin® é o antialérgico que não dá sono* e com ação 24h.

Sim. Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Maleato De Dexclorfeniramina 2 mg 20 comprimidos.