Qual remédio para desacelerar a mente?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Ansiolíticos

  • lorazepam.
  • alprazolam.
  • bromazepam.
  • diazepam.
  • clonazepam.

Os medicamentos podem ser indicados para tratar as doenças relacionadas ao sintoma de síndrome do pensamento acelerado. Somente o psiquiatra pode prescrever os medicamentos adequados após fazer o diagnóstico.

Realizar pausas mais frequentes na rotina, como tirar momentos para ler ou aproveitar o sol sem pensar em outras atividades. Atividades físicas também se mostram muito efetivas no tratamento da Síndrome do Pensamento Acelerado, pois servem como um momento de relaxamento, para desacelerar a mente.

Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.

Intolerância a contrariedades. Déficit de concentração. Fadiga excessiva. Cansaço ao despertar e até dores físicas (de cabeça ou musculares).

Valorize o seu tempo de inatividade
Nessas horas, vale, por exemplo, praticar meditação consciente, ouvir música, assistir a um programa de comédia, tomar um banho quente, ter conversas positivas com amigos ou parentes, fazer uma caminhada pela natureza e tirar uma soneca profunda.

Camomila
Como vimos, além de calmante natural, a camomila é um antioxidante e antiinflamatório dos mais eficazes. Isso sem contar que ela auxilia a digestão e, por seu efeito sedativo, é também uma aliada no combate ao estresse.

Todas elas são antidepressivos, que pertencem ao grupo dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs), como já comentamos. Fazem parte desse grupo a fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina.

Inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS): representados pela Fluoxetina, Fluvoxamina, Sertralina, Paroxetina, Citalopram e Escitalopram, esses medicamentos normalmente são considerados como primeira escolha para o tratamento do TOC.

Mito. Eis aí algo que precisa ser esclarecido: uma pessoa diagnosticada com TDAH que recebe o devido acompanhamento e tratamento tem a inteligência normal e até acima da média, com desempenhos surpreendentes.

Depressão, estresse, síndrome do pânico e nomofobia (medo de ficar sem celular) são outros exemplos de situações que ocorrem com muito mais frequência nas últimas décadas. Especialistas dizem que a síndrome do pensamento acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Os pensamentos acelerados, então, ocorrem quando a mente fica repleta de pensamentos repetitivos, intrusivos e persistentes. Dessa forma, o indivíduo encontra dificuldades em manter a calma e organizar as ideias.

É possível distinguir um pensamento acelerado normal de um transtorno mental. As circunstâncias normais da vida em que o pensamento está acelerado está vinculado a uma situação, a um fato que vai acontecer. Terminado esse fato, volta-se a ter o pensamento na velocidade normal quando cessa a preocupação.

5 dicas de como desacelerar a rotina e viver mais tranquilamente

  1. Por que desacelerar é tão importante? ...
  2. Diminua o tempo em frente às telas. ...
  3. Planeje um dia de cada vez. ...
  4. Divirta-se e descanse sem culpa. ...
  5. Use o silêncio a seu favor. ...
  6. Conheça-se, e respeite suas limitações.

6 dicas para acalmar a mente e ter um sono profundo

  1. Tenha uma rotina de sono. ...
  2. Tome um banho quente e relaxante. ...
  3. Respire profundamente. ...
  4. Medite antes de dormir. ...
  5. Anote as tarefas do dia seguinte. ...
  6. Escreva as preocupações.