Qual remédio natural que substitui o Rivotril?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

No entanto, existem muitas outras plantas que também têm ações semelhantes, diminuindo a ansiedade e o nervosismo.
...
Calmantes naturais em comprimidos

  • Passiflorine;
  • Maracugina;
  • Sintocalmy;
  • Pasalix;
  • Recalm;
  • Serenus;
  • Calman;
  • Ansiopax.

Os ansiolíticos naturais mais usados são os chás, como a valeriana, passiflora ou camomila, os alimentos ricos em triptofano, como queijo e banana, e os medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos que podem ser usados com indicação do médico ou farmacêutico.

Sugestão de desmame: Rivotril em gotas. Por exemplo, se você faz uso de Rivotril Comprimidos de 2,0 mg, até 3x ao dia – você pode iniciar diminuindo 0,1 mg em cada tomada – então utilizará 1,9 mg pela manhã + 1,9 mg a tarde e a noite 1,9 mg.

Portanto, entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o medicamento já começa a atuar no organismo. O efeito do Rivotril perdura por até 8 horas em adultos, e 12 horas em crianças.

Sua meia-vida de eliminação é de 30 a 40 horas, o que significa que após 30 a 40 horas você tem, no organismo, ainda metade da dose de Rivotril* que tomou .

Para doses moderadas a altas e/ou quem tem dificuldade em tolerar a retirada: Reduzir a dose entre 10% e 25% a cada 2 semanas. – Reduzir a dose em no máximo o equivalente a 5 mg de Diazepam (ou 0,25 mg de Clonazepam) por semana, ajustando a velocidade da redução de acordo com a tolerância da pessoa.

Mas, de modo geral, não se esperam interações perigosas no uso de Rivotril* (clonazepam) com erva-cidreira (que geralmente é o capim-limão e não a erva-cidreira propriamente dita) ou erva-doce.

Não existe contra-indicação do uso de chá de camomila com Rivotril* (clonazepam), contanto que o clonazepam tenha sido prescrito por médico. Jamais use medicações sem orientação médica direta.

De forma geral, não há um melhor. Tanto a valeriana quanto a passiflora possuem estudos científicos que indicam alguma evidência para tratar a ansiedade. No entanto, os sintomas gerados pela ansiedade são bastante diversos.

ANSIEDADE: Veja 5 CHÁS para reduzir os sintomas de ansiedade

  1. Camomila. Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central. ...
  2. Capim limão. ...
  3. Cidreira brasileira. ...
  4. Lavanda. ...
  5. Folhas de maracujá

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)

Particularmente no tratamento em longo prazo ou de alta dose, podem ocorrer distúrbios reversíveis como disartria, diminuição de coordenação de movimentos (disdiadococinesia), desordem de marcha (ataxia) e nistagmo.

Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.

O uso continuo, regular de Rivotril por mais de 1 ano associa-se quase sempre à dependência. Não se deve usá-lo regularmente por mais de alguns meses. Cerca de metade dos pacientes, em média, desenvolvem dependência, após uso continuo, em 6 meses.

Nos casos menos graves, a sintomatologia da abstinência pode restringir-se a tremor, agitação, insônia, ansiedade, cefaléia e dificuldade para concentrar-se.

A meia-vida do clonazepam é de 30 a 40 horas, aproximadamente, o que significa que, quando a pessoa para de tomar a medicação, após 30 a 40 horas sua concentração se reduz à metade. Após mais 30 a 40 horas para metade da metade e assim por diante.

Exemplos de medicamentos que devem ser usados com muita cautela ou simplesmente não usados juntamente com o clonazepam são alprazolam, amitriptilina, fenobarbital, clorpromazina, diazepam, valeriana, entre muitos outros.

Se sua dúvida é se quem toma clonazepam pode tomar café, a resposta é que não há nenhuma interação perigosa entre as duas substâncias (clonazepam e a cafeína, substância ativa do café).

Chá de erva-cidreira melhora a qualidade do sono e alivia dores (como as de cabeça e cólicas menstruais) Assim como o chá de camomila, o de erva-cidreira também é ótimo para tratar problemas de estresse e ansiedade. Por isso, ele é muito indicado para quem tem dificuldade em dormir ou quer tranquilizar a mente à noite.

A erva-cidreira capim é rica em fenólicos e flavonóides, propriedades naturais que possuem efeitos calmantes, sedativos, relaxantes, antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios e, principalmente, antioxidantes.

Não tem nenhum problema em tomar esses chá.