Qual remédio não pode tomar com Buscopan?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

BUSCOPAN COMPOSTO pode intensificar a ação anticolinérgica de antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, quinidina, amantadina e disopiramida. O uso concomitante de antagonistas da dopamina, como por exemplo metoclopramida, pode resultar numa diminuição da atividade de ambos os fármacos no trato gastrintestinal.

Outro cuidado é não associar esse remédio a outros analgésicos que também podem ter paracetamol.

Você não deve usar Buscopan® se tiver miastenia gravis (fraqueza muscular grave); estenose mecânica no trato gastrintestinal (estreitamento do aparelho digestivo); íleo paralítico ou obstrutivo (não funcionamento do intestino); megacólon (dilatação do intestino grosso); alergia a qualquer componente da fórmula.

Analgésicos. A interação entre antibióticos e analgésicos não é grave, mas um pode anular o efeito do outro, ou, no pior dos casos, de ambos os medicamentos. Recomenda-se comunicar ao médico quais grupos de medicamentos você precisará ingerir em determinado período de tempo.

A mistura pode causar uma irritação na mucosa gástrica devido a um efeito somatório, aumentando o risco de desenvolvimento de gastrite e úlceras.

Interações medicamentosas. A única interação importante conhecida é com a ciclosporina, uma droga receitada para pessoas que passaram por transplante de órgãos ou que possuem doenças autoimunes. “Como a dipirona reduz os níveis da ciclosporina no sangue, essa perde o efeito”, informa Pereira.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Buscopan pode aumentar a ação anticolinérgica (como boca seca, prisão de ventre) de medicamentos antidepressivos (amitriptilina, imipramina, nortriptilina, mirtazapina, mianserina), antialérgicos (prometazina, dexclorfeniramina, hidroxizina), antipsicóticos (clorpromazina, flufenazina, haloperidol), quinidina, ...

Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
...
Combinações perigosas

  1. Antibiótico e Anticoncepcional. ...
  2. Insulina e Álcool. ...
  3. Anti-inflamatórios e Paracetamol. ...
  4. Broncodilatadores e Cafeína. ...
  5. Antiácido e Antibiótico.

Buscopan® é indicado para tratamento dos sintomas de cólicas gastrintestinais (estômago e intestinos), cólicas e movimentos involuntários anormais das vias biliares e cólicas dos órgãos sexuais e urinários.

Seu efeito se inicia dentro de 30 a 60 minutos após a ingestão do comprimido, durando cerca de 4 horas4. Atenção: como Buscoduo contém paracetamol, ele não deve ser tomado junto com outro produto que contenha também esse ativo, pois há risco de superdosagem.

Buscopan® promove alívio rápido e prolongado de dores, cólicas e desconforto abdominal. Demonstrou alívio das dores das cólicas das vias biliares em 30 minutos e das cólicas renais (dos rins) em 16 minutos após uso injetável.

BUSCOPAN COMPOSTO é uma associação medicamentosa para uso oral e injetável, composta de butilbrometo de escopolamina e dipirona sódica.

6 alimentos e bebidas que cortam o efeito de remédios

  1. Café e outras bebidas com cafeína. Café e outros tipos de bebidas com cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos, não devem ser consumidos com determinados medicamentos. ...
  2. Couve. ...
  3. Banana. ...
  4. Leite. ...
  5. Sucos. ...
  6. Bebidas alcoólicas.