Qual remédio humano pode dar para cachorro vomitando?

Perguntado por: rprates . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Plasil

Nos casos de vômitos e náuseas, apesar de alguns veterinários afirmarem que pode dar Plasil para cachorro filhote e adulto, a Dra. Juliana diz que os fármacos veterinários que melhor substitui o Plasil são: Nausetrat®, Drasil® e Emetim®.

Dipirona para cães: efeitos colaterais
A administração da dose incorreta de dipirona humana para cães, sem recomendação veterinária, pode trazer efeitos colaterais, como vômitos, diarréia, gastrite, entre muitos outros sintomas. Portanto, nunca pratique a automedicação em seu pet.

para tratar os vómitos, algumas estratégias que pode adotar são:

  1. Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere.
  2. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado.
  3. Descansar.
  4. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

Agora, se o cachorro não quer comer e está vomitando, é sinal de que ele comeu algo que não fez bem ou pode ter uma doença sistêmica, como um problema renal ou hepático, provocando o vômito. Nesse caso, o melhor a fazer também é levar seu amigo ao veterinário.

Receita de soro caseiro para cachorro

  1. 1 litro de água mineral;
  2. 3 colheres de sopa de açúcar;
  3. 1 colher de chá de sal;
  4. 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  5. Suco de meio limão.

Alguns cães não apresentam vômitos, gases, cólicas, diarreia ou nenhuma outra reação adversa ao ingerir leite. Se esse é o caso do seu amigo de quatro patas, saiba que, ainda assim, o consumo do alimento não é recomendado “porque o leite não é um alimento necessário na dieta deles”, alerta a especialista.

Hidratação e dieta leve podem ajudar. Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.

Assim como nos humanos, o vômito de cachorro representa que algo não está bem internamente. Desde a ingestão de um alimento indevido, intolerância a ração ou até mesmo alguma doença mais grave. Antes de mais nada, é importante observar se o pet está vomitando ou regurgitando.

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

  • 1 litro de água mineral natural.
  • 3 colheres de sopa de açúcar.
  • 1 colher de chá de sal.
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio.
  • Suco de meio limão.

Porém, se o vômito acontecer após 30 minutos de ingestão do remédio, não se deve fazer uma nova medicação, porque o tempo foi suficiente para o organismo absorver o medicamento.

Opte por uma alimentação mais leve, como bolachas de água e sal, pão simples, banana, arroz ou sumo de maçã. Se não conseguir reter os alimentos sólidos no estômago, tente comer gelo esmagado, sumo de fruta completamente natural ou gelados de sumo.

Muitos cães e gatos ficam com o estômago sensível quando recebem medicamentos via oral. O remédio Gaviz é o omeprazol para cachorro e gato, ajudando a evitar vômitos e doenças no trato digestivo.

Sintomas da gastroenterite canina

  1. Vômitos;
  2. Apatia e letargia;
  3. Falta de apetite;
  4. Fezes líquidas e/ou mais frequente que o habitual;
  5. Dor abdominal;
  6. Náusea (um sintoma que geralmente faz com que o cão fique babando e engolindo com maior frequência);
  7. Inquietação;
  8. Desidratação.

Alguns remédios para tratamento de sintomas em seres humanos também podem ser administrados em cachorros, como é o caso do Dramin. Utilizado em casos de náusea e vômitos, o Dramin para cachorro dormir atua no sistema nervoso central, inibindo o mal-estar.