Qual remédio grávida pode tomar para dormir?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

O ginecologista Carlos Moraes reforça que não se deve tomar nenhum tipo de remédio para dormir durante a gravidez, a menos que tenha sido prescrito ou aprovado pelo médico. Alguns chás, como o de camomila, de valeriana e de erva-cidreira ajudam a dormir melhor e estão liberados durante a gestação.

O uso de ansiolíticos durante o período da gravidez e lactação pode sim trazer riscos e consequências para a gestante e o bebê. Poucos estudos asseguram o uso de ansiolíticos durante a gestação e amamentação.

Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (como fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram e escitalopram) são considerados relativamente seguros durante a gestação.

As grávidas podem sentir insônia e ter uma noite bem agitada, acordando várias vezes, prejudicando assim o ciclo do sono. É fundamental tirar ao menos 30 minutos para praticar alguma atividade física, como alongamento, caminhada, yoga, dança, etc. Se mexer irá ajudar para que possa dormir melhor à noite.

O uso dos benzodiazepínicos deve ser evitado tanto durante a gestação quanto durante o período de amamentação, por seu efeito sedativo no feto e no lactente. Recém-nascidos de mães que usam benzodiazepínicos no final da gestação podem desenvolver síndrome de abstinência logo após o nascimento.

Dramin® B6 é indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral, incluindo os vômitos e enjoos da gravidez, no pré e pós-operatórios e após tratamento com radioterapia; na prevenção e tratamento de tonturas, enjoos e vômitos causados por movimentos durante as viagens (avião, barco, ônibus, ...

Gravidez e amamentação: Embora o componente ativo do DRAMIN® CAPSGEL (dimenidrinato) seja considerado seguro para uso durante a gravidez e a amamentação, informe ao seu médico se você ficar grávida durante ou após o tratamento com este medicamento. Informe também ao seu médico se estiver amamentando.

Dramin® B6 pode causar sonolência, portanto você deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas após usar este medicamento.

Os antidepressivos mais usados entre as gestantes, atualmente, são os serotonérgicos, que atuam na produção de serotonina, como a fluoxetina (Prozac) e a sertralina (Zoloft).

A segurança para uso de Diazepam durante a gravidez não foi estabelecida em humanos. O Diazepam e seus metabólitos atravessam a barreira placentária. Um aumento do risco de malformação congênita associada aos benzodiazepínicos durante o primeiro trimestre de gravidez tem sido sugerido.

Muitas mulheres que fazem uso desta medicação podem ter de suspendê-la quando engravidam. Ao menos no primeiro trimestre, os médicos desaconselham o uso do Rivotril na gravidez por trazer risco de má formação ao bebê.

Pessoas grávidas não devem utilizar esse remédio em nenhuma hipótese, pois ele aumenta o risco de malformação do feto. Também não pode ser utilizado durante a amamentação, pois pode ser passado ao bebê por meio do leite. Em crianças, o clonazepam (Rivotril) só pode ser utilizado em pacientes com episódios de epilepsia.

O zolpidem deve ser evitado durante a gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre. Se prescrito a mulheres em idade fértil, deve-se orientar a paciente a contatar o médico a respeito da interrupção do tratamento, quando houver intenção ou suspeita de gravidez.

Sintocalmy é contraindicado a pacientes com alergia aos componentes de sua fórmula. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Gravidez e lactação: Não deve ser usado durante a gravidez e lactação sem supervisão médica.

Como dormir bem durante a gravidez?

  1. Evitar aparelhos eletrônicos pelo menos uma hora antes do horário de dormir.
  2. Evitar alimentos pesados na hora do jantar.
  3. Evitar exageros em líquidos antes de se deitar – isso ajuda a diminuir as idas ao banheiro durante a noite.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento. A boa saúde do sono deve ser estimulada em todas as faixas etárias, especialmente na infância, de forma a prover todas as condições para um crescimento saudável.