Qual remédio é bom para virose?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

Não existe tratamento específico para viroses comuns como as que causam resfriados ou diarreias. A recomendação é: Tomar bastante líquido, como água e sucos; Descansar e se alimentar de forma saudável para evitar a desidratação e ajudar o organismo a combater a doença.

Elas podem causar, além da febre, mal-estar e dor no corpo {comuns a todas as viroses}, sintomas mais específicos, como: Tosse, coriza e dor de garganta ou de ouvido, no caso da virose respiratória; Diarreia, vômito e dor abdominal, no caso da virose gastrointestinal.

Leite e derivados, ricos em lactose, muitas vezes acompanhados de gorduras também, são mais exemplos de alimentos para evitar quando se está com virose.

Além da água, outras boas opções para tomar quando se está com virose são os sucos naturais, como o de goiaba, a água de coco, os chás naturais, como o de camomila, e as bebidas esportivas com pouco açúcar (isotônicos). Dessa forma, você poderá se manter hidratado mesmo com a contínua perda de água corporal.

Virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado. Os tipos mais comuns de viroses são causados pelos rotavírus, adenovírus, entre outros. A partir daí, surgem problemas gastrointestinais e respiratórios, respectivamente.

Claramente, uma virose ainda é motivo para preocupação e cuidado com a saúde, porém, seu risco é relativamente baixo. O mais comum é que os sintomas diminuam de intensidade após cerca de 72 horas do início da manifestação.

Uma delas está na febre, que aparece só em alguns casos. Na virose, ela é mais baixa; na intoxicação, é mais alta e pode durar alguns dias. Quanto a outros sintomas, a virose pode trazer tosse e dor de garganta. Já a intoxicação, em casos mais graves, pode até paralisar os músculos da respiração.

Os sintomas podem ser controlados através de analgésicos, antiemético como dipirona e antiespasmódicos. O soro fisiológico deverá ser bebido enquanto a pessoa ainda estiver com diarreia, a cada evacuação deve ser tomado 1 copo de sono.

A virose tem cura e o tratamento é baseado em repouso e fortalecimento do corpo, para que o sistema imunológico seja capaz de eliminar o vírus mais rapidamente. As principais recomendações são manter-se bem hidratado, manter uma alimentação equilibrada e evitar atividades desgastantes.

Muitas das viroses são transmitidas através do contato com outras pessoas doentes, seja por gotículas da saliva ou do nariz. Além disso, o contato oro fecal também pode acontecer, fazendo com que o hospedeiro entre em contato.

as viroses gastrointestinais podem provocar desidratação, se os líquidos perdidos por diarreia e vômitos não forem repostos. Por isso, em ambos os casos, é muito importante procurar ajuda médica.

Maçã

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia. Seja a sua ingestão crua ou até cozida, a maçã é uma excelente aliada. Importante!

Não existe um remédio específico para curar viroses gastrointestinais. E nem é preciso, pois na maioria dos casos a doença é autolimitada e de curta duração. O principal objetivo do tratamento é impedir que o paciente desidrate por conta das grandes perdas de água nas fezes e nos vômitos.

O ideal é ingerir ao menos 2 litros de água ou soro reidratação oral , já que com o quadro infeccioso há uma perda de nutrientes que podem levar à desidratação. Além disso, os chás de camomila, gengibre e de pêssego sem açúcar são ótimos aliados para hidratar o organismo.