Qual remédio é bom para roséola infantil?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

A febre é tratada com paracetamol ou ibuprofeno. As convulsões e a erupção cutânea não exigem tratamento específico, mas como são assustadoras, a maioria dos pais leva a criança ao médico para avaliação.

Dar banhos na criança somente com água e temperatura ligeiramente morna; Colocar um pano molhado em água fresca na testa da criança por alguns minutos e também nas axilas.

Surgimento de manchas na pele, de cor avermelhada ou rósea, principalmente no tronco, pescoço e braços, que duram cerca de 2 a 5 dias e desaparecem sem descamar ou alterar a cor.

Roséola (ou exantema súbito) é uma doença viral contagiosa que causa febre alta e erupções na pele (manchas rosas). Ela é provocada pelo herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) – que, em geral, infecta crianças nos primeiros anos de vida e se propaga facilmente (tosse, espirro, saliva e superfícies contaminadas).

Embora alguns estudos com o uso de Eritromicina pareçam reduzir o tempo para o desaparecimento das lesões de pele, a alta prevalência de efeitos colaterais somados ao discutível benefício contraindica seu uso rotineiro. A exposição ao sol ou sessões de fototerapia podem abreviar a regressão das lesões.

Manchas vermelhas na pele que podem durar de algumas horas até três dias.

A roséola infantil, ao contrário do que acontece no sarampo não começam geralmente com um quadro catarral, mas com uma febre alta. No sarampo a febre sobe quando a erupção aparece e na roseola a febre desaparece quando as lesões de pele aparecem.

Como prevenir este tipo de doença? A melhor alternativa para evitar a roséola e outras doenças é redobrar a higiene do bebê e da criança e não compartilhar alimentos e itens pessoais na escolinha, por exemplo. Afinal, a roséola é uma doença que se espalha sobretudo por meio da saliva.

A Roséola é contagiosa? Sim, pode ser transmitida pelo contato com outras crianças infectadas. O período de incubação (contato com uma criança infectada e aparecimento dos sintomas) pode variar de 1 a 2 semanas. Acredita-se que o período de maior contágio é o período febril, quando normalmente não há diagnóstico.

IMPORTANTE: A grande diferença entre a Roséola e outras doenças exantemáticas infantis, como o Sarampo e a Rubéola, é que, na Roséola, durante o período de FEBRE, não há manchas vermelhas pelo corpo (as manchas aparecem só após a febre abaixar).

Pode-se suspeitar desse diagnóstico quando uma criança de 6 meses a 3 anos de idade desenvolve sinais e sintomas típicos. Exames laboratoriais raramente são necessários, mas o diagnóstico da roséola do lactente pode ser confirmado por cultura ou testes sorológicos.

Não é comum ter roséola mais de uma vez, mas pode acontecer pois é uma doença provocada por dois vírus da família do herpes, o tipo 6 e o 7. Então, quando ocorre é por uma infecção causada por um vírus diferente do que originou o primeiro quadro.

Recomenda-se o isolamento da criança por 7 dias após o aparecimento do exantema.

O tratamento para rubéola é sintomático, ou seja, utilizam-se medicamentos que aliviam os sintomas. São eles: antitérmicos e analgésicos, que ajudam a diminuir o desconforto, dores de cabeça e do corpo, além de baixar a febre.

Dengue, Chicungunha e febre Zika
A erupção cutânea dessas viroses é chamada de rash maculopapular, ou seja, manchas avermelhadas com pontos com discreto relevo.

O aparecimento de carocinhos vermelhos pode indicar diversos fatores, como alergia ou de doenças como catapora, rubéola, etc. Somente um pediatra pode avaliar e indicar qual é a origem do problema.

São o resultado do depósito da melanina na epiderme ou derme. Ela é uma forma comum de hiperpigmentação que aparece como áreas pequenas, planas, escuras, de cor marrom claro a preto. Manchas solares podem ser encontradas no rosto, pescoço, ombros, decote, antebraços e costas das mãos.

Inverno, dermatites, ceratoses, ressecamento… são muitos os quadros que podem trazer como consequência uma pele áspera. Quem sofre com essa situação está constantemente tentando descobrir o que está causando isso e, mais do que tudo, buscando maneiras de solucionar esse problema.

Dicas caseiras para baixar febre alta

  • Use roupas leves e folgadas;
  • Fique em locais bem arejados;
  • Coloque uma toalha umedecida sobre a testa e pulsos;
  • Tome banho com água morna;
  • Beba bastante água e líquidos em geral.

Tratamento da roséola infantil
A febre é tratada com paracetamol ou ibuprofeno. As convulsões e a erupção cutânea não exigem tratamento específico, mas como são assustadoras, a maioria dos pais leva a criança ao médico para avaliação.

A rubéola é uma moléstia infectocontagiosa caracterizada por manchas vermelhas – denominadas exantemas –, que surgem inicialmente no rosto e atrás das orelhas e se espalham por todo o corpo. Atinge adultos e crianças, mas, assim como o sarampo e a caxumba, faz parte das chamadas doenças comuns da infância.