Qual remédio é bom para gastroenterite?

Perguntado por: iazambuja9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Antibióticos orais indicados para gastroenterites infecciosasa*

AntibióticoDose para adultos
Metronidazol250 mg 3 vezes ao dia por 5–7 dias
Nitazoxanida500 mg 2 vezes ao dia por 3 dias
Ciprofloxacino500 mg 2 vezes ao dia por 5 dias
Azitromicina500 mg, no dia 1, depois 250 mg, uma vez ao dia, por 4 dias

Além de beber bastante água, água de coco e, se necessário, soro caseiro, é bom estar atento à alimentação durante a doença.

Frutas (maçã sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão e pêssego); Água de coco, bebidas isotônicas, água filtrada ou fervida; Sucos (limão, maçã cozida, caju, goiaba coado);

Gastroenterite refere-se a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo o estômago e o intestino. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias, parasitas e as intoxicações alimentares, e as queixas mais comuns são a diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vómitos.

Os antibióticos não devem ser utilizados empiricamente na diarreia aguda, pois a maioria dos casos ocorre por infecção viral. O uso rotineiro de antibióticos pode provocar aumento de resistência antimicrobiana [1,3,4].

Segundo a Dra. Zuleica Barrio Bortoli, gastroenterologista do Hospital Brasília, o melhor remédio para infecção intestinal é a hidratação. Para isso, o profissional de saúde pode indicar o consumo de água, água de coco, chás e isotônicos. Caso a hidratação por via oral não seja viável, o indicado é soro intravenoso.

A infecção pode ser adquirida através das mãos sujas, do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva, tosse, espirros ou da ingestão de alimentos contaminados.

Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.

Os melhores chás para gastroenterite – Esses chás aliviarão seu desconforto gastrointestinal: Chá de camomila: O chá de camomila em particular provou ser o chá número 1 para problemas gastrointestinais.

Os sintomas típicos de gastroenterite são diarreia e vômitos acompanhados de dores e cólicas abdominais, febre, perda de apetite, dor de cabeça e fraqueza extrema. A gastroenterite aguda, em geral, pode durar de 3 a 5 dias, e, nos casos mais severos, até 10 dias.

O leite e seus derivados são de evitar durante alguns dias, já que, muitas vezes, as gastroenterites dificultam a absorção da lactose (açúcar do leite). Os bebés podem continuar a beber leite materno ou o biberão habitual.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Maçã (sem casca)
A maçã ajuda a amenizar o fluxo intestinal por contar com fibras capazes de regular o intestino. “Limpam” o organismo e aliviam a inflamação causadora da diarreia.

Faça uma dieta leve7: Durante a gastroenterite, é importante fazer uma dieta leve, evitando alimentos pesados, gordurosos, açucarados e condimentados, que podem piorar os sintomas. Opte por alimentos simples, como arroz branco, pão, torradas, sopa de legumes, frutas cozidas e iogurte natural.