Qual remédio é bom para dor de barriga para recém-nascido?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

Chás para aliviar a cólica do bebê

  1. Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica. ...
  2. Chá de funcho. Esse chá possui propriedades antiespasmódicas, digestivas e relaxantes, que melhoram a digestão e diminuem as cólicas e os gases.

Confira: Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Vegetais crucíferos e grãos
Entre os alimentos que causam cólicas no bebê também estão os vegetais crucíferos como brócolis, cenoura e couve-flor. Isso acontece porque eles possuem carboidratos fermentáveis que já foram associados a incômodos e mal-estar em recém-nascidos em diferentes estudos5.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Os chás mais populares e que podem ser oferecidos às crianças sem perigo são a erva-doce, a camomila, a erva-cidreira e a hortelã. A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Coa-se e serve-se morno. Não há contra-indicações.

Massagear a barriga do bebê
Inicialmente, deite seu bebê com a barriguinha para cima. Aqueça suas mãos e comece a massagear levemente a barriga do bebê em movimentos circulares em torno do umbigo. Além disso, é aconselhável flexionar com cuidado os joelhos do neném e levá-los contra a barriguinha dele.

Como os recém-nascidos não precisam dessa hidratação extra, também não é tão relevante a introdução dos chás nesse período. Sendo assim, você pode começar a oferecer os chás para bebê mais tarde, quando estiver iniciando a introdução de água e de outros alimentos, a partir do sexto mês de vida.

Os gases ocorrem pois o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em processo de desenvolvimento. Além disso, alguns alimentos também podem gerar mais gases, mas nesse caso, pelo bebê ainda não estar em fase de introdução alimentar, quem deve ter cuidado com o que ingere vai ser a mamãe.

Bebês podem tomar chá de erva-doce? O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

O que é então? Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais são alguns exemplos de o que pode causar a cólica. Dessa forma, a maneira para evitar o problema costuma partir dessas suspeitas.

Frutas cítricas: os cítricos podem ser prejudiciais na função digestiva e causam azia no bebê. Outros alimentos a serem evitados durante a amamentação: pimenta, cebola, alimentos processados, alimentos crus, peixes de carne escura e bebidas alcoólicas.

A fruta tem grande valor nutritivo e é rica em vitaminas e fibras, logo, é benéfica para mãe e filho. A única orientação médica em relação ao assunto é que não haja exagero no consumo do alimento.

“Às vezes, a mãe bebe muito leite de vaca e isso pode causar algum problema na criança, como cólicas. Então, o consumo recomendado de leite é de, no máximo, dois copos por dia. Vale também trocá-lo por outro tipo de proteína.

Amamentar gasta muita energia e você deve repô-la consumindo alimentos e líquidos além do normal. É muito importante saber quais são as melhores opções para a dieta nesse período. O mais indicado é uma dieta variada, que inclua pães, cereais, frutas, legumes, verduras e derivados de leite e de carne.

Como evitar cólicas no bebê? 5 dicas

  1. Evite a ingestão de ar. O momento de amamentar o bebê, tanto no peito quanto na mamadeira, é fundamental para evitar cólicas. ...
  2. Faça mudanças na dieta. ...
  3. Execute manobras de alívio para o bebê ...
  4. Inclua o uso de chás. ...
  5. Dê os medicamentos prescritos.