Qual remédio é bom para disfagia?

Perguntado por: abittencourt5 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Risperdal (Solução oral)

Aumento do tempo para alimentação; Alimento parado na boca.

Nível 1: Disfagia Grave
Aspiração silenciosa de duas ou mais consistências, ausência de tosse voluntária, ou incapacidade de alcançar a deglutição.

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

A disfagia obstrutiva é causada por lesões estruturais, benignas ou malignas, que reduzam o calibre do esôfago, ou exercem compreensões extrínsecas; tais como: tumores, divertículos, anéis, membranas, esofagite por refluxo complicada e grandes hérnias hiatais.

Prevenção e dicas

  1. Comer lentamente e mastigando bem os alimentos.
  2. Optar por alimentos mais macios e evitar os secos.
  3. Dar mordidas menores.
  4. Sentar ereto ao comer.
  5. Evitar deitar logo após a refeição.
  6. Encaminhar para o fonoaudiólogo.

Como são tratados? O tratamento de um problema de engolir depende de sua causa. Por vezes, o problema pode ser tratado com medicamento. Por exemplo, o seu médico pode prescrever um antibiótico, se você tem uma infecção, ou medicamento para reduzir os níveis de ácido, se você tem refluxo gastroesofágico.

Durante a cirurgia, os músculos do esfíncter esofágico inferior são cortados, permitindo que os alimentos transitem mais facilmente do esôfago para o estômago, explica o Memorial Hermann.

Os líquidos espessados com amido natural e modificado podem ser considerados como água livre para a hidratação do paciente, pois o processo digestivo normal libera a água ligada ao amido.

A disfagia é um sintoma comum em pacientes oncológicos, em especial para aqueles com câncer de cabeça e pescoço devido à proximidade das estruturas que participam da deglutição. Caracteriza-se pela dificuldade em deglutir sólidos ou líquidos, acometendo qualquer fase da deglutição.

O principal tratamento para a disfagia é a fonoaudiologia, para aprender novas técnicas de deglutição. Muitas vezes, é preciso mudar a consistência dos alimentos presentes na dieta, sob orientação do nutricionista, para evitar possíveis engasgos.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar.

Para combater a má digestão deve-se tomar chás e sucos que facilitam o processo digestivo dos alimentos e, quando necessário, tomar remédios para proteger o estômago e acelerar o trânsito intestinal, fazendo que diminua a sensação de estômago cheio.

Tratar o refluxo com remédios caseiros pode ser uma fria

  • Água com limão. Dizem que o limão tem um efeito alcalinizante no organismo e por isso ajuda a neutralizar a acidez do estômago, evitando a dor que o refluxo provoca.
  • Chá de gengibre. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Chá de camomila. ...
  • Suco de babosa. ...
  • Betaína. ...
  • Mostarda.

Existem dois tipos básicos de disfagia que se diferem quanto à localização e quanto aos mecanismos fisiopatológicos. São elas: disfagia orofaríngea, também chamada de disfagia de transferência ou disfagia alta, e a disfagia esofagiana, também intitulada disfagia de transporte.