Qual remédio é bom para desacelerar o metabolismo?

Perguntado por: uquarteira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Os medicamentos à base de difenidramina possuem um efeito sedativo que diminui o consumo de energia (metabolismo), e a queima de calorias, o que leva ao ganho de peso. Insulina, sulfoniluréias, tiazolidinedionas.

Hábitos que deixam o metabolismo lento

  • Beber pouca água. ...
  • Consumir açúcar em excesso. ...
  • Ficar horas sem comer deixa o metabolismo mais lento. ...
  • Dormir pouco. ...
  • Deixar a atividade física de lado.

Outra característica é a facilidade para acumular gordura nas pernas e no quadril. Já quem possui metabolismo acelerado tem mais disposição, vai mais vezes ao banheiro, transpira mais, possui maior frequência cardíaca, sente mais fome e apresenta facilidade para acumular gordura visceral – na região abdominal.

Os pesquisadores descobriram que o declínio do metabolismo ocorre apenas mais tarde, após os 60 anos de idade, permanecendo estável durante a vida adulta.

Cinco delas são as mais comuns:

  • Hipertireoidismo. A tireoide hiperativa acelera o metabolismo do corpo porque passa a produzir uma quantidade maior dos hormônios T3 e tiroxina. ...
  • Câncer. ...
  • Diabetes. ...
  • Infecções crônicas. ...
  • Síndromes de má absorção.

Perda de peso sem motivo aparente
Este é um dos principais e mais característicos sintomas do metabolismo acelerado. Isso acontece porque quando o metabolismo se mantém ativo por longos períodos, o corpo precisa de uma maior quantidade de calorias para manter suas funções, o que leva a um maior gasto energético.

Para quem deseja engordar de forma saudável, uma boa opção é tomar alguns remédios, como o cloridrato de ciproeptadina ou o dicloridrato de buclizina, que abrem apetite, aumentando a ingestão de alimentos.

O metabolismo acelerado e a genética são os dois principais fatores da magreza desses comilões.

São diferenças no metabolismo que fazem com que algumas pessoas queimem mais calorias do que a média para manter o corpo funcionando. Assim como os carros usam álcool ou gasolina para rodar, nós nos abastecemos com gordura e a armazenamos, tirando dela a nossa energia.

Fazer exercícios físicos de 2 a 3 vezes por semana tonifica e aumenta a massa muscular, acelerando o metabolismo e promovendo a perda de peso. Além disso, exercícios físicos, como musculação e treinos de alta intensidade, como o HIIT, também ajudam a manter o metabolismo corporal aumentado por cerca de 4 horas.

Pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriram que, após a prática de qualquer atividade física de altíssima intensidade, como corrida, pedalada ou corda, o corpo segue queimando calorias por até 38 horas - mesmo que esteja em repouso absoluto durante todo esse período.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

A ansiedade gera uma aceleração do metabolismo que não se reflete na maior queima calórica, mas sim em uma sensação de esgotamento físico e emocional, além de dificuldade de concentração.

Pessoas com altos índices metabólicos podem acabar envelhecendo mais cedo, segundo um recente estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. O desgaste precoce do organismo, e de seus órgãos vitais, seria ainda um fator de risco para uma morte prematura por causas naturais.

O tratamento para anorexia geralmente é focado em terapias para reeducação alimentar e aceitação do próprio corpo. Mas pode ser necessário receitar medicamentos para depressão e ansiedade, além de suplementos alimentares com o intuito de suprir os nutrientes do corpo.