Qual remédio diminui a melanina?

Perguntado por: iesteves8 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

As antocianinas demonstraram capacidade de inibir a síntese de melanina através da inibição da atividade enzimática da tirosinase, apresentando ação potencial no tratamento da hiperpigmentação cutânea.

VITAMINA C
É bem conhecida por sua ação clareadora, já que é capaz de inibir a produção excessiva de melanina, amenizando e prevenindo a formação de manchas na pele.

Perda de pigmento depois de uma lesão cutânea
A pele pode perder o seu pigmento depois de se recuperar de certas doenças e infeções cutâneas como as vesículas, as úlceras ou as queimaduras. Neste caso não é tão branca como no vitiligo e, ao longo do tempo, pode voltar à sua pigmentação normal.

A hiperpigmentação é causada por um aumento da melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns fatores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.

O DermaClub listou 5 hábitos para você inserir no seu dia a dia: confira!

  1. Aplique o protetor solar todos os dias. ...
  2. Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ...
  3. Esfolie a pele com frequência. ...
  4. Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ...
  5. Invista num tratamento clareador. ...
  6. PRODUTOS RELACIONADOS.

Mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireóide. Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de melasma.

Vitamina C é um potente antioxidante
“Além disso, ilumina a pele, clareando manchas e deixando-a no mesmo tom”, explica o dermatologista Murilo Drummond. A vitamina C tem essa ação sobre as manchas porque inibe a produção da tirosinase, enzima que transforma a tirosina em melanina e cria a pigmentação.

DEFICIÊNCIA DE B3 ( Niacina): Vermelhidão em áreas expostas ao sol que se torna violácea com inchaço, bolhas e escurecimento da pele.

vitamina C

A vitamina C é uma das mais utilizadas na indústria dermocosmética por causa dos benefícios que proporciona à pele. Referência antioxidante, a Vitamina C previne e minimiza rugas e linhas finas, é indispensável nos tratamentos antienvelhecimento e ainda estimula a produção de colágeno e elastina.

Um dos fatores responsáveis pela diminuição da melanina nos fios é a idade, que consequentemente causa o embranquecimento do cabelo. Esse processo é chamado de canície — nome dado à despigmentação capilar. Não só o passar dos anos, mas o estresse e algumas doenças, como tireoidites ou anemia, também causam a canície.

A acumulação de melanina pode resultar na formação de marcas coloridas na superfície da pele. Estas manchas escuras localizam-se principalmente no rosto, decote e costas das mãos e são, geralmente, inofensivas e estão associadas ao envelhecimento cutâneo.

A epiderme demora em média 30 dias para se renovar. Então, um bronzeado não dura muito mais do que um mês. Se não há radiação solar estimulando o melanócitos, com o tempo, os queratinócitos com mais melanina vão sendo substituídos e a pele volta a cor normal.

Não existe nenhum produto capaz de mudar permanentemente o tom da pele. O que existe no mercado não traz efeito permanente e podem te trazer problemas sérios como câncer no futuro.

Roupas apertadas, desodorantes com álcool e pele mal seca após o banho também são fatores que podem contribuir bastante para que determinadas regiões do corpo sofram com manchas escuras.

Dicas para clarear manchas na pele gastando pouco

  1. Pepino. Muito famoso no tratamento de olheiras, o pepino também pode ser utilizado para combater as temidas manchas na pele. ...
  2. Babosa. Também conhecida como Aloe Vera, a planta é repleta de benefícios para a beleza. ...
  3. Café ...
  4. Arroz. ...
  5. Batata. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta. ...
  7. Argila branca.

Ácido Tranexâmico

Um potente ácido para clarear a pele da virilha e das axilas é o Ácido Tranexâmico. Ele é um potente inibidor da formação de melanina e também da plasmina, uma enzima liberada pelo organismo.

Os tratamentos com ácido clareador são bastante utilizados para clarear a pele, já que se mostram bastante eficazes até mesmo no combate das marcas mais resistentes, como nos tratamentos com ácido para melasma. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A.

Via de regra, substâncias alcalinas possuem pH alto e substâncias ácidas apresentam o pH baixo. Como a nossa pele é levemente ácida, o contato com o Bicarbonato de Sódio pode causar um efeito abrasivo e esfoliante leve. É por isso que essa substância pode ajudar no clareamento de manchas na pele.

Essa Fruta e Clareadora de Manchas de Pele, melhora até o Melasma. Seus Benefícios são diversos. Para a pele, a romã possui excelente propriedade antioxidante, favorecendo a renovação da pele.