Qual remédio de farmácia que é bom para colesterol?

Perguntado por: uviana . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Alguns exemplos de medicamentos do tipo estatinas são:

  • sinvastatina;
  • atorvastatina;
  • rosuvastatina;
  • pravastatina;
  • fluvastatina.

Ácido nicotínico — Também conhecido como vitamina B3. Quando tomado em doses altas, essa substância consegue melhorar todas as gorduras do organismo (Colesterol Total, LDL, Triglicerídeos e HDL). Fibratos — Eles reduzem principalmente os triglicerídeos e conseguem aumentar os níveis de HDL, o colesterol “bom”.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles:

  • Chá de alcachofra.
  • Chá mate.
  • Chá dente-de-leão.
  • Chá de cúrcuma.
  • Chá verde.
  • Chá vermelho.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

A dose inicial de sinvastatina geralmente é de 20 mg ou 40 mg por dia. Sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas.

Limão: Um estudo descobriu que consumir 24 gramas de extrato de fibra cítrica (incluindo limão) por mês pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os compostos presentes nos limões, nomeadamente hesperidina e diosmina , também mostraram ser capazes de reduzir o colesterol.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

Em um recipiente, misture 2 colheres de sopa de azeite e 3 colheres de sopa de vinagre de cidra. Em seguida, aplique a preparação nas áreas afetadas. Massageie sua pele com movimentos circulares. O ácido acético encontrado no vinagre de maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e triglicérides no sangue.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

Pode ocorrer o entupimento em uma artéria da perna, trazendo o que chamamos de Claudicação Intermitente. O paciente sente muitas dores nas pernas, por falta de circulação. E essa falta de circulação pode levar até mesmo a amputação do membro".

A concentração ideal de colesterol total é por volta de 140 miligramas por decilitro, mas até 225 é considerado um valor normal. Além do colesterol total, é muito importante analisar a taxa dos dois tipos de colesterol.

A sinvastatina é um remédio geralmente indicado para a redução do colesterol ruim (LDL) alto. Segundo informações do Ministério da Saúde, altas concentrações de colesterol LDL podem reduzir o fluxo sanguíneo, afetando órgãos como coração, intestino, cérebro, braços e pernas, além de comprometer a função arterial.

Em geral, as estatinas de curta duração de ação devem ser tomadas à noite, facilitando uma maior concentração de fármaco durante o pico da síntese de colesterol endógeno.

Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. Geralmente em dose única à noite. Você deve tomar sinvastatina com água ou outra bebida.

Quem tem colesterol alto pode comer pão? Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Evite o excesso de gordura de origem animal e carboidratos de alta carga glicêmica como doces, pães, bolos, massas, sucos de caixinha, refrigerantes, já que estes contribuem para o aumento de triglicérides e VLDL.