Qual remédio de farmácia é bom para verme?

Perguntado por: zdinis . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Medicamentos Para Verme

  • Ivermectina 6mg Genérico Vitamedic 4 Comprimidos. ...
  • Albendazol 400mg Genérico Prati 5 Comprimidos Mastigáveis. ...
  • Annita 500mg Farmoquímica 6 comprimidos. ...
  • Albendazol 400mg Genérico Prati 3 Comprimidos Mastigáveis. ...
  • Albendazol Mastigável 400mg Genérico Medley 1 Comprimido.

Verminoses são doenças causadas por vermes cujos principais sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios. As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro.

Apesar de não ser a melhor forma de eliminar os parasitas, você pode consumir alimentos ricos em fibras, aumentar o consumo de frutas, óleo de coco, semente de abóbora, aloe vera, mamão, gengibre, raiz de genciana, abacaxi, couve e sementes de romã, todos são igualmente eficazes na luta contra os vermes.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido. Aí basta agitar e beber.

Para evitar reações como náuseas, vômitos e diarréias, o indicado é fazer uso da Ivermectina de estômago vazio, cerca de 2 horas após uma refeição.

Adultos e crianças (maiores de 2 anos)
Dose usual: 1 comprimido de albendazol 400 mg, em dose única ou 10 ml da suspensão oral em dose única. Nos casos de infestações confirmadas ou suspeita por Strongyloides stercoralis e Taenia spp, albendazol 400 mg, como dose única, deve ser administrado por três dias consecutivos.

Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 2 a 4 horas de seu uso.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

Não vale a pena tomar remédio sem necessidade

  • Lavar as mãos com água e sabão antes de preparar alimentos, antes de comer e depois de ir ao banheiro;
  • Higienizar frutas, legumes e verduras antes do preparo;
  • Evitar andar descalço em locais de higiene duvidosa;
  • Beber apenas água engarrafada, filtrada ou fervida.

Como fica a barriga de quem tem verme? Existem ainda casos em que a presença e vermes no intestino provocam inchaço da barriga, o que pode causar um ligeiro desconforto na região ao redor do umbigo.

“Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Além de diarreia e desconforto abdominal, em casos mais graves, a tênia causa obstrução intestinal, sendo necessária cirurgia de emergência. Se a pessoa ingerir os ovos da tênia, existe risco de problemas de saúde graves. Isso porque os ovos eclodem no intestino e liberam pequenas esferas, chamadas de oncosferas.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis. Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.

Use um medicamento anti-helmíntico.
Alguns medicamentos anti-helmínticos, como o mebendazol, o tiabendazol e o albendazol, matam os vermes de fome. Já outros, como a ivermectina e o praziquantel, paralisam os parasitas, fazendo-os saírem nas fezes.

No entender da médica, “o albendazol parece ser o melhor medicamento a utilizar como empírico, uma vez que é ativo contra a maioria dos parasitas intestinais”.