Qual remédio de farmácia é bom para mau hálito?

Perguntado por: icalixto . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Champex. O Champex é um remédio de farmácia para mau hálito baseado em uma substância derivada do cogumelo branco Agaricus Bisporus. Existem pesquisas a respeito dessa substância desde 1987 e foi comprovado que ela possui propriedades que neutralizam o mau hálito e o odor corporal.

Beber bastante água durante o dia e evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas podem fazer milagres pelo seu hálito. A água remove resíduos alimentares e evita formação de placa bacteriana na língua.

Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva.

Clorexine

Para prevenção e tratamento do mau hálito recomendamos o Spray da Farmácia Eficácia, que conta com os seguintes ativos: Clorexine: É um poderoso ativo com ação de combater as placas bacterianas e microrganismos maléficos. É utilizado como um desinfetante, na manutenção da limpeza bucal.

Estudos indicam que fezes acumuladas por um longo período no intestino exalam componentes malcheirosos que acabam sendo absorvidos pela corrente sanguínea. Esses compostos, por sua vez, são liberados na respiração, pelos pulmões, o que causa uma alteração no hálito, que é classificado como hálito fecal.

Quando o conteúdo do estômago, eventualmente, volta até a boca, seu odor também é ácido, assim como no arroto, muito diferente do cheiro característico do mau hálito, e dura poucos segundos, ao contrário ao odor da halitose, que pode persistir por períodos muito mais prolongados ou, até mesmo, ser constante.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

O exame de Halimetria é feito com um aparelho que detecta e determina a quantidade dos gases causadores do mau hálito. O exame é não invasivo, é confortável e realizado com coleta do ar exalado para dosagem dos diferentes compostos causadores do odor.

Própolis
Para utilizá-lo como um remédio caseiro para mau hálito basta adicionar cerca de 20 gotas de extrato de própolis em 1 copo de água morna e utilizar como um enxaguante bucal após escovar os dentes. Esse procedimento pode ser realizado até 4 vezes ao dia.

O que causa o mau hálito (Halitose)?
O acúmulo de bactérias que produzem mau hálito acontece com frequência pela falta de uma rotina completa de higiene bucal, e que traz como consequência um acúmulo de placa bacteriana ao redor da linha das gengivas e principalmente na parte posterior da língua.

Conheça as 8 principais causas do mau hálito

  1. Má higiene bucal. Se a escovação e o uso do fio dental não são feitos adequadamente, o mau hálito costuma ser a primeira alteração observada. ...
  2. Dieta. ...
  3. Xerostomia. ...
  4. Cáries. ...
  5. Tabagismo e alcoolismo. ...
  6. Infecções respiratórias. ...
  7. Refluxo. ...
  8. Halitose fisiológica da manhã

O mau hálito, ou halitose, é comumente associado à falta de higiene bucal, que provoca cárie, placa bacteriana, gengivite e outras doenças periodontais (inflamações que atacam a gengiva). Mas nem sempre o odor ruim que sai da boca ocorre pela má escovação ou uso de fio dental.

Use o fio dental para remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos das áreas de difícil acesso entre os dentes. Visite seu dentista regularmente, para ele verificar a saúde da gengiva e dos dentes, efetuar uma limpeza profissional e, assim, remover quaisquer depósitos indesejados de placa bacteriana.

Para fazer o uso dessa mistura, coloque uma colher de sopa de bicarbonato e uma colher de sopa de vinagre em um copo de água. Misture o líquido e lave a boca com ele. Depois de alguns segundos fazendo gargarejo, cuspa a substância.

Você sabia que é possível, em alguns casos, acabar com mau hálito com bicarbonato? Isso porque, em alguns casos, essa substância pode ajudar a eliminar bactérias que causam o mau odor. Para isso, basta misturar um pouquinho de bicarbonato em um copo de água e fazer o bochecho uma vez ao dia.

Como saber se tenho mau hálito? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

Porém, quando o problema é recorrente, é necessário procurar um especialista. “Se a pessoa já se certificou, em visita ao dentista, que os dentes e a higiene bucal estão em ordem, é preciso continuar a investigação, que pode ser feita com um otorrinolaringologista”, diz a doutora.

A H. pylori foi encontrada na boca de 6,4% delas. Os indivíduos infectados apresentaram uma concentração muito maior de gases que geram mau hálito – o sulfeto de hidrogênio e a metilmercaptana. Esses compostos são produzidos pela H.

O tratamento de doenças periodontais também pode ajudar a combater o mau hálito e é vital visitar um dentista para receber o tratamento adequado. Além disso, estimular a salivação através de balas sem açúcar ou goma de mascar sem açúcar pode ajudar a reduzir o mau hálito associado à boca seca.

Chá preto

Chá preto. O chá preto também é rico em polifenóis, substâncias ativas que combatem a presença de bactérias na boca. Um estudo, da University Of Illinois, revelou que essa bebida é responsável por prevenir o crescimento excessivo de bactérias que causam a halitose.

Beba água
Sua saliva lava as partículas de comida que podem fazer seu hálito ter cheiro. Mas sem saliva suficiente, essas partículas vão ficar e levar ao mau hálito.