Qual remédio dar para meu cachorro que comeu chocolate?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

“O tratamento pode ser feito com soro na veia, com lavagem intestinal ou uso de carvão ativado, um mineral no qual a toxica fica grudada e depois é eliminada nas fezes.

Os sinais são vistos de 2 a 4 horas após a ingestão do chocolate e podem durar até 72 horas. Assim que perceber que o cão comeu chocolate, leve-o imediatamente ao médico-veterinário. Dessa forma, você garante que o especialista faça a desintoxicação antes que o amigo de quatro patas tenha uma piora no quadro de saúde.

Carvão ativado pode ajudar a desintoxicar o pet
Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua aderindo às toxinas e aos venenos”, esclarece o Dr. Samuel Teófilo.

Cachorro intoxicado: pode dar leite e outros mitos
Entre os mais populares estão, por exemplo, a administração de leite e a indução ao vômito, feita pelo próprio tutor. Não caia nessa! Além de ser ruim para o organismo do pet, o leite pode agravar ainda mais a intoxicação.

O chocolate comum não é o melhor para comer-se,com frequência,por sua quantidade de gorduras, ao contrário do amargo que é mais saudável. Não é comum alimentos permanecerem tempo tão prolongado no intestino,quase impossível para um período de 6 meses.

Confira os alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate:

  • – Cuide do fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, dê uma atenção especial ao fígado. ...
  • – Água. ...
  • – Segure o carboidrato. ...
  • – Chás para digerir. ...
  • Não sabe o que fazer com tanto ovo de Páscoa? ...
  • Congele o resto.

Ainda de acordo com o especialista, desde que seja administrado corretamente, o carvão ativado para animais não representa nenhum risco para o cachorro. Ao contrário, ele pode reduzir até 75% da absorção das toxinas, em média.

O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina, que apesar de os humanos conseguirem metabolizar normalmente, os cães não. Por este motivo, ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação, podendo tornar-se tóxica.

A dosagem deve ser medida de acordo com o peso do animal. Normalmente, a recomendação é de 1g para cada quilo do cão. O carvão ativado para cachorro é vendido em sachês. Assim, a melhor forma de como dar carvão ativado para cachorro é dissolvendo o produto em água.

Para administrar um enema em um cachorro, é preciso introduzir um líquido no ânus do animal para soltar fezes ressecadas e aliviar a prisão de ventre.

“Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte”, afirma o médico-veterinário. Além dos riscos citados, o chocolate pode acarretar outros males ao organismo do animal, como obesidade, diabetes, entre outras complicações.

“A indicação é que o animal intoxicado, seja por produtos químicos, plantas ou até mesmo raticidas, é de atendimento veterinário urgente”. 3) Não pode dar nenhum tipo de remédio caseiro para desintoxicar cachorro envenenado.

Para tratar os sintomas da intoxicação alimentar é importante: Repousar; Ingerir bastante líquido como água, soro, água de coco e sucos. Na maioria dos casos a infecção gastrointestinal causa diarreia grave, por isso, é importante manter-se hidratado constantemente.

Tratamento para intoxicação alimentar em animais
Tratamentos mais específicos, como lavagem gástrica, medicamentos injetáveis e a indução de vômitos podem também ser alternativas. O tratamento adequado para ingestão de alho e cebola é o esvaziamento do trato gastrintestinal e adoção de terapias de suporte.

Você pode usar soro caseiro para cachorro com diarreia se ela for o único sintoma. Após comer um alimento proibido para cachorro ou muito gorduroso sem estar acostumado, a diarreia é comum. Nesses casos, você pode dar soro caseiro para cachorro com diarreia como forma de ajudar a repor o líquido perdido.

Pode dar dipirona para cachorro? Em geral, é permitido sim dar dipirona para cachorro, não apresentando uma contraindicação a substância em si.

Se o pet estiver relutante e sem beber água durante um longo período, por exemplo, o cachorro pode tomar soro caseiro para suprir suas necessidades, já que isso ajuda a repor os nutrientes e sais minerais perdidos em caso de vômitos e diarreia.

Se você ingeriu muito chocolate e quer aliviar os sintomas que ele causou por conta do excesso, o primeiro passo é interromper o consumo e optar por dieta mais leve e rica em líquidos nos próximos dias. Além disso, é importante ficar de olho nas crianças e idosos, pois diarreia e vômito frequentes podem desidratá-los.

Se você exagerou nos doces, então precisa beber muita água. Além de manter seu corpo hidratado, a água melhora a circulação sanguínea, estimula os rins para trabalharem e ajuda na formação do bolo alimentar.