Qual remédio dar para gato com problema respiratório?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

atropina

Eles são a atropina e o ipatrópio. Gatos com doença respiratória grave que não tiveram sucesso com outros broncodilatadores poderiam, a critério médico, usar o ipatrópio. Já a atropina causa aceleração cardíaca (taquicardia) e aumenta a produção mucosa nos brônquios, tendo uso desaconselhado.

As causas desses problemas respiratórios em gatos são variadas, indo desde alergias, vírus, fungos e baixa imunidade até o contato com fumantes. No entanto, alguns problemas dentários mais sérios também estão entre as principais causas de sinais respiratórios.

Limpe os olhos e o nariz do felino: utilize gaze e soro fisiológico para limpar áreas como nariz e olhos do gato (é importante utilizar uma gaze para cada região e não a mesma para todas, para evitar contaminação). Dessa forma, seu fofucho poderá respirar e enxergar melhor.

Se o seu gato ressona alto e, além disso, apresentar os seguintes sintomas, então é tempo de clarificar o problema com o seu veterinário: Falta de apetite e perda de peso ou gânglios linfáticos inchados. Quando o animal ressona, faz ruídos (respiração ruidosa). O seu gato tosse mais vezes (mesmo durante o dia).

amoxicilina

Um poderoso antibiótico para gatos, a amoxicilina é muito utilizada no tratamento de diversas enfermidades.

Modo de usar o Quais os benefícios do Expectorante Mucomucil Xarope: Para ser usado por via oral. Cães e gatos: Dose básica de N-Acetilcisteína: 10 mg/kg de peso corporal, duas vezes ao dia. Esta dosagem pode ser representada em 0,05 mL/kg de peso corporal, duas vezes ao dia.

Os sintomas de Pneumonia em cães e gatos podem incluir tosse úmida ou produtiva, aumento da frequência respiratória, secreção nasal e ocular, respiração ofegante, apatia, perda de apetite e/ou perda de peso e febre.

Em animais com muita secreção nasal, nebulização ou lavagem nasal com solução fisiológica (instilando algumas gotas em cada narina) pode ajudar na fluidificação e eliminação da mesma. Mucolíticos, como a N-acetilcisteína ou a bromexina também podem ser utilizados.

Ligar para um ambulância é sempre a melhor medida nesses casos, para que os profissionais possam avaliar o quadro e dar um diagnóstico para o problema. Os cuidados com a sua saúde devem ser frequentes! Como podemos ver, a falta de ar é um sintoma que pode estar relacionado a inúmeras doenças e problemas de saúde.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

Primociclin 10 Comprimidos Coveli 50mg.

Não existe um remédio para gripe de gato que seja específico. O tratamento indicado é para minimizar os sinais clínicos e controlar, ou impedir, a ação de bactérias oportunistas. Para isso, o médico-veterinário costuma avaliar o pet e indicar um antibiótico de amplo espectro.

Para tratar o problema, podem ser receitados remédios como antibiótico para rinotraqueíte felina, antitérmicos, antivirais, inalação, lavagem nasal e até mesmo colírio, em casos de conjuntivite. Também é recomendado realizar a limpeza dos olhos do pet com soro fisiológico, nesse caso.

A tosse, assim como em nós humanos, é o reflexo do organismo para eliminar algum corpo estranho. Quando o gato está engasgado, é natural que ele tussa para expulsar esse agente que causa a irritação e, com isso, se aliviar.

Causas e Sinais clínicos
A bronquite pode ser aguda (de curta duração) e associada a lesões reversíveis na estrutura das vias aéreas ou crônicas (de longa duração geralmente 2-3 meses) e associada com mudanças permanentes e irreversíveis das vias aéreas.

Bronquite felina: como tratar o problema? O remédio para bronquite felina é a principal forma de tratamento da doença. Dependendo da gravidade, o gatinho será tratado com uma combinação de corticosteroide (anti-inflamatório esteroidal), por inalador ou pílula, e um broncodilatador para ajudar a abrir as vias aéreas.

Agemoxi CL 50mg - Antibacteriano Cães e Gatos à base Amoxicilina Triidratada e Clavulanato de Potássio 10comp Agener.