Qual remédio dar para cachorro dormir?

Perguntado por: oornelas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

acepromazina

O que posso dar para meu cachorro dormir? A acepromazina é muito recomendada por profissionais, porque se trata de um fármaco com propriedades sedativas que inibem o sistema nervoso provocando sono no animal.

Sendo um medicamento que atua no sistema nervoso central, o Diazepam funciona como sedativo. Como também está presente na área veterinária, o Diazepam também pode ser aplicado em pets como cachorros.

Contraindicações e efeitos colaterais do Diazepam
De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, todo medicamento administrado incorretamente pode provocar agravamento do quadro de saúde ou mesmo a morte do cachorro. Portanto, vale reforçar: nunca dê Diazepam para cachorro sem prescrição veterinária!

Dramin® B6 pode causar sonolência, portanto você deve ter cuidado ao dirigir veículos ou operar máquinas após usar este medicamento.

O medicamento só deve ser prescrito por um Médico Veterinário. O uso indiscriminado de benzodiazepínicos pode ser perigoso para a saúde dos animais. Continue o tratamento pelo tempo determinado pelo médico veterinário, mesmo se o animal apresentar melhora. Não faça uso deste medicamento sem orientação Médica.

Além disso, assim como nos humanos, o remédio pode dar sono, fazendo com que o cão durma por algumas horas seguidas. Porém, é muito importante que antes da viagem, um médico veterinário seja consultado, pois a quantidade de medicação oferecida vai depender do porte, idade e peso do cachorro.

Os efeitos sedativos em cães iniciam-se 15 a 30 minutos após administração, proporcionando 45 a 120 minutos de sedação.

Cães de pequeno porte e gatos: 10 gotas, 2 a 3 vezes por dia. Cães de grande porte: 100 gotas, 2 a 3 vezes por dia. Indicação: Calmavet é indicado para pequenos animais (cães e gatos) , como um calmante do sistema nervoso e antiemético.

Como dar o Dramin para o pet? O Dramin pode ser administrado em gotas ou em comprimido. No primeiro caso, você pode diluir a medicação em água e oferecer aproximadamente uma hora antes de sair.

Sedativos caninos são muito potentes e, por isso, devem ser prescritos e administrados por um veterinário. Os dois sedativos mais usados por veterinários para acalmar cachorros são acepromazina e diazepam. Esses medicamentos bloqueiam certos sinais no sistema nervoso central (SNC), deixando o animal calmo ou sedado.

“Esse medicamento pode ser adquirido em qualquer pet shop e dado aos cães de uma a três gotas por quilo. Dessa forma, eles ficam mais sonolentos e alguns até dormem, evitando assim o medo e a agitação”, explica o veterinário.

A duração da anestesia é de 5 a 22 minutos; a recuperação se caracteriza por 10 a 15 minutos de ataxia e incoordenação. Esta dose é considerada uma pré-medicação efetiva e segura, particularmente em cães de idade avançada com doença cardíaca, podendo ser aumentada para 0,6 mg/kg.

Para fornecer o suplemento ao seu pet deve ser utilizado via oral, diariamente 1 ml (0,95 g) para cada 3 kg de peso.

O zol- pidem, pertencente à classe dos hipnóticos e sedativos, é indicado, tanto em cães como em gatos, para reduzir a ansiedade geral e o medo, além disso, também atua como relaxante muscular de ação central, permitindo uso como pré-anestésico13.